A Análise Reflexiva
Por: Lualbu • 27/4/2022 • Ensaio • 453 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Percepção ambiental nas práticas para as cidades (TCA10035)
ALUNA: Luana Albuquerque [pic 1]
Diferentes olhares: o olhar indignado/o olhar distanciado/o olhar sensível/ o olhar transformador. Após a visualização dos arquivos adicionados, exponha, em poucas palavras, individualmente, como compreender e explicar a própria percepção ambiental frente aos dois momentos vivenciados pela cidade de Brumadinho. Texto curto e objetivo. Arquivo poderá ser adicionado em formato A4, em pdf.
Construída em 1976, e adquirida pela Vale em 2001, a Barragem de Brumadinho apesar de ter trazido inúmeras oportunidades de emprego para o interior de Minas Gerais, não foi executada com uma solução tecnológica muito adequada: alteamento a montanha. Este tipo de construção foi empregado também na cidade de Mariana, a qual também sofreu as consequências de um acidente ambiental. Apesar de não ser a técnica mais indicada, essa solução além de ter um custo de implantação muito menor, também é mais rápida, e permite obter licenças com mais facilidade e ocupar menos espaço das bacias hidrográficas, em contrapartida é mais perigosa e oferece maior risco. No Brasil, no entanto, não existe um olhar tão atento às questões ambientais, o que abre espaço para que o risco de acidentes como esse seja ainda maior. Conjugado a este perfil do país, no ano de 2019, no qual ocorreu o acidente estava iniciando o mandato do atual presidente da República, o qual propôs irresponsavelmente em sua Campanha política, alterações nas leis ambientais e a flexibilização do setor já que, segundo ele, fazia uso de burocracia em demasia na condução dos processos de licenciamentos. O presidente propôs, além disso, uma Reforma Ministerial para a extinção do Ministério do Meio Ambiente.
Apesar deste acidente não ter acontecido por fatores diretamente ligados ao presidente Bolsonaro, a escolha de uma nação por um líder político com este tipo de discurso reflete nitidamente as razões que ocasionaram o desastre ambiental na cidade de Brumadinho, o qual causou a morte de centenas de pessoas. Esta tragédia não foi fruto de um erro humano inocente e acidental, mas de um olhar negligente e de sucessivas escolhas erradas, motivados por interesses financeiros de empresários, e apoiados por autoridades políticas.
O Memorial de Brumadinho, feito em homenagem póstuma as inúmeras vidas perdidas neste acidente nos direciona a um olhar sensível à situação. É uma forma de manter viva essa história para que possamos refletir sobre o fato e conduzirmos as próximas gerações à um olhar transformador, e assim sendo, tenham um pensamento mais reflexivo diante das suas escolhas políticas e individuais, possam enxergar que não somos alheios ao Meio Ambiente e que, portanto, a gestão ambiental impacta diretamente em vidas humanas.
...