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A Cidade Como Bem Cultural

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

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ATIVIDADE 03 - TEORIA 7 2020.2

Dupla: Larissa Sotero e Lohanna Savino

Ler a Cidade como Bem Cultural, de Ulpiano Bezerra de Menezes, em Patrimônio: Atualizado o Debate (IPHAN, 2006) da página 35 à 42.

  1. O que significa a cidade ser um bem cultural? Quais suas dimensões?

  2. Qual a crítica que o autor faz ao uso cultural da cultura?
  3. Qual a importância do habitante local e da gestão local para o autor?

  1. A cidade e o bem cultural percorrem semelhantes caminhos de identificação, ou seja, a conceituação de cidade é intrinsecamente ligada ao conceito próprio de cultura. Tal constatação também é discorrida na análise do professor emérito da Universidade de São Paulo, Ulpiano de Meneses.

A análise de Meneses expõe uma tríade, onde estariam dispostos os conceitos de artefato, campo de forças e representações sociais. O artefato seria representado pelos longos estudos urbanísticos, que foram regidos pela lógica de construção das antigas cidades. O produto de tais estudos seria também resultante do campo de forças materiais.

O campo de forças também levaria em conta a dicotomia significado social/vetor material, ou seja, a interação entre o indivíduo corpóreo e as construções, o que traria força ao atribuído sentido de "cidade viva". Uma exemplificação para tal colocação é vislumbrada na projeção da imagem de uma cidadã correndo até a sua parada de ônibus localizada no meio da Avenida Agamenon Magalhães, movimento este que traduziria por completo a integração do indivíduo com as construções e o mobiliário urbano.

E é nesse sentido que entra o ponto fundamental da simbiose entre cultura e cidade, traduzido na conceituação de imagem, isto é, a cidade cultural é uma imagem em movimento, construída por fatores que vão das esquinas até o além in loco, tal como a influência da cultura estrangeira e do capital de investimento nas cidades.

Por fim, a representação social serve como chave para o entendimento da cidade como bem cultural, onde o indivíduo possui ferramentas para compor essa imagem viva/cultural do local. Portanto, a cidade possui diversificados elementos que a traduzem como bem cultural, o que vai além das edificações presentes no espaço urbano, sendo também indispensável a representação social dos indivíduos.

  1. Apesar da concepção de cultura ter passado por diversas mudanças ao longo dos séculos, a relação entre um povo e o seu “legado cultural” permanece como um dos maiores indicativos sociais de uma localidade. Ainda é notória a noção de que a cultura poderia ser traduzida como uma ferramenta que traz sentido à vida, mas é fundamental destacar que permanecem em voga as valorações quanto ao “valor cultural” que importa em legado.

O autor destaca que o que os indivíduos enxergavam como bem cultural era geralmente relacionado ao luxo e a imponência, o que apagava consideravelmente toda a gama de relações advindas do trabalho, fator imprescindível ao conhecimento da cultura local. Sobredita relação entre trabalho e cultura pode ser vista em obras dos filósofos George Hegel e Karl Marx, que apesar de discordarem de princípios acerca da fundação da cultura, apontam que o trabalho humano é um dos fatores preponderantes ao entendimento da consciência dos indivíduos, e, por conseguinte, seu legado cultural.

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