VIAGEM HISTÓRICA E CULTURAL AS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS
Artigo: VIAGEM HISTÓRICA E CULTURAL AS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: relubela • 20/11/2014 • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 2.007 Visualizações
Justificativa:
O estudo de meio ou in loco é uma alternativa bastante enriquecedora e importante na busca pelo conhecimento, pensando nisso foi elaborado o projeto “Viagem Histórica e Cultural as Cidades Históricas de Minas Gerais”. O projeto reflete a necessidade dos profissionais da educação em realizar essa experiência, pois essa opção tem sido pouco utilizada no espaço escolar. Portanto o planejamento desse projeto tem a finalidade de enriquecer o referencial teórico e vivencial da equipe escolar.
A escolha do roteiro das cidades históricas (Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo) foi feita especialmente por causa da bagagem histórica- geográfica, artística e literária que essas cidades apresentam em nossa cultura, proporcionando assim, aos educadores uma nova abordagem dos conteúdos programáticos, pretendendo dar mais vida ao processo de ensino-aprendizagem, garantindo momentos riquíssimos de construção do conhecimento, pois dessa forma os professores e demais funcionários da educação poderão se perceber como sujeitos participantes na construção do conhecimento.
Situação Problema:
Os educadores e servidores da educação do município de Lupércio/SP. tiveram poucas possibilidades de conhecer lugares históricos de grande importância no cenário nacional e mundial, diante de um horizonte tão pequeno e que lhes concede poucas oportunidades de enriquecimento curricular e até mesmo de vida.
O projeto surgiu da percepção do grupo pelo interesse e necessidade dos profissionais da educação em aprofundar seus conhecimentos, vivenciar novas experiências e inovar sua prática docente, buscando um destino onde a memória histórica permanece preservada e viva, possibilitando maior motivação da equipe escolar, estando mais preparados para trabalhar com seus alunos na relação teoria e prática na aquisição e assimilação de conteúdos de maneira diversificada.
Público Alvo:
Este projeto envolverá os gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade.
Objetivos:
O estudo de campo tem como objetivo propiciar aos professores e servidores da educação municipal momentos que possam reforçar os quatro pilares da educação que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Além de romper com um modelo ultrapassado de ensinar, possibilitando uma maior interação entre a equipe escolar, contribuindo no processo de aprendizagem.
Através deste projeto esperamos propiciar a equipe escolar momentos em que possam desenvolver atividades que contribuam para o enriquecimento de sua formação pessoal, cultural e profissional. Que possam valorizar e respeitar as diferenças entre os povos, compreendendo que nossa cultura é resultado da mistura das diferentes culturas que ajudaram a construir nosso país.
Ainda, capacitar e motivar os professores para melhor planejar e ministrar aulas de maneira interdisciplinar e diversificada, visando melhor envolvimento e assimilação de conteúdos por parte dos alunos e comunidade.
Embasamento Teórico:
O estudo in loco, atualmente também conhecido como turismo pedagógico, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem, constitui-se em uma fonte de enriquecimento cultural. O turismo pedagógico atua com caráter interdisciplinar, comprovando que teoria e prática devem andar sempre juntas.
Vários autores citam o turismo pedagógico como um segmento novo e que vem sendo utilizadas no currículo escolar por meio de aulas práticas, aulas de estudo, aulas passeios, visitas ou, ainda, atividades extracurriculares que contribuem com o conhecimento já adquirido ou que venha a ser adquirido nas aulas teóricas. Segundo Swarbrook e Horner (2002, p.64) este segmento se caracteriza por viagens de estudos do meio ambiente e tem como objetivo transportar o conhecimento teórico assimilado em sala de aula para a realidade concreta, oferecendo, ainda, momentos de descontração e socialização.
Percurso Metodológico:
O projeto realizará uma excursão com saída da cidade de Lupércio- SP. para as cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto, Congonhas do Campo e Mariana, explorando os principais ponto turísticos e especialmente a bagagem histórico-geográfica, artística e literária que as cidades apresentam em nossa cultura.
Visitas pela zona rurais e Vilas de Ouro Preto, explorando importantes pontos turísticos, conhecendo a arquitetura local e o patrimônio histórico preservado, tais como: o Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, a Igreja de São Francisco de Assis, a igreja de Nossa Senhora dos Pilares, a igreja de Nossa Senhora Mercês e a Casa dos contos que é de grande importância para a literatura nacional com destaque aos poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomas Antonio Gonzaga (Marília de Dirceu).
A excursão fará uma parada em Congonhas do Campo, onde poderão apreciar o maior conjunto de obras expostas de Aleijadinho. Outra parada em Mariana para conhecer patrimônios históricos conservados e aqueles que não foram conservados para que possa sentir a importância da preservação do Patrimônio Histórico da Humanidade. No caminho de volta da cidade de Mariana passaremos por uma mina de ouro abandonada e que hoje serve de passeio turístico, preservando o referencial histórico – geográfico (período da Mineração) para desenvolvimento dessa região.
Após a excursão de capacitação em campo os professores se sentirão mais preparados para dividir sua experiência e conhecimentos, aproveitando os materiais coletados (fotos, filmagens e objetos), que serão utilizados para enriquecer sua prática pedagógica em sala de aula, principalmente nos 3º, 4º e 5º anos. Ainda será realizada uma exposição regional, no Festival Cultural da Independência, que acontece todo ano no município, onde os professores poderão dividir com a comunidade um pouco da história do Brasil e sua experiência vivenciada, através da exposição de fotos, filmagens e objetos da região, também ministrarão palestras neste evento.
Recursos:
Recursos humanos (gestores, professores, funcionários, alunos e comunidade);
...