A Cidade Medieval e Seu Modo de Urbanização
Por: João Vitor • 22/3/2021 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
A Cidade Medieval e seu modo de urbanização:
Entre os anos 1040 e 1350 o número de cidades e populações foram multiplicados. Nesse período a Europa passou por um grande desenvolvimento, o que levou os historiadores a chamarem esse período de Renascimento do século XII, no qual aconteceram diversas transformações culturais, sociais, políticas e econômicas. Nessa mesma época também ocorreram alguns acontecimentos como o movimento das Cruzadas, surgimento do novo grupo social (burgueses) e o renascimento cultural com a criação das universidades.
Nesse processo de Renascimento, o comerciante é o vetor, e é ele quem prepara a consciência que dará início ao Renascimento dos séculos XIV e XV.
O segundo Renascimento é o real, enquanto o primeiro traz grandes transformações socioculturais e é mais uma preparação para o rompimento com o predomínio político-cultural da cultura religiosa. Já o segundo, consegue renascer a cultura greco-romana no ocidente com as bases do político-cultural do primeiro Renascimento.
Dessa forma, surge uma dinâmica que envolve o aumento da produtividade agrícola e o aumento da população e da mão de obra nas cidades, que fazem com que haja um aumento dos ganhos de produtividade dos comércios. Isso traz aumento da produtividade agrícola, formando um ciclo.
O aumento do comércio implica em ganho de produtividade, pois a base do comércio envolve levar um produto de maior produtividade para um lugar onde sua produtividade é menor.
• Na idade média os castelos eram, acima de tudo, uma fortificação militar, e por isso, tinham fossos no seu entorno, cheios de jacarés.
Quando as cidades começam a renascer, as principais formas de isso acontecer eram: crescer em volta de um mosteiro ou em volta de um castelo, crescer em cima de ruínas de cidades antigas (romanas), e crescer no eixo de grandes estradas de comunicação. A partir disso elas o fazem de uma maneira orgânica (natural, sem um planejamento), sem um traçado ortogonal. Com exceção de algumas, que aproveitaram o traçado ortogonal da cidade anterior.
Características da cidade medieval:
• Aquilo que é chamado de "urbano", ainda possuía características rurais, como por exemplo: predomínio da cultura religiosa, do patriarcalismo, existência de animais rurais na cidade, existência de hortas nas casas, entre outros.
No entanto, a cidade medieval ainda é um tipo de marco que diferencia o mundo urbano do mundo rural: é nela que surge o comerciante, a produção na própria cidade, o mercador medieval, escolas, e as primeiras políticas sanitárias. E surge a condição de morador da cidade, uma nova condição política, a condição de possuir direitos na cidade.
BASTIDES: Diferente das primeiras cidades da idade média, as bastides possuem um traçado ortogonal e surgem visando o controle territorial. Como se desejava conquistar cada vez mais territórios, elas eram construídas para servirem de apoio à eles.
...