A Construção das Cidades Segundo Seus Princípios Artísticos. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
Por: Isac Medeiros • 16/9/2019 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
SITTE, C. A Construção das Cidades Segundo Seus Princípios Artísticos. São Paulo: Ed. Ática, 1992.
Teoria da Arquitetura e Urbanismo I
Isac Medeiros de Araujo
Camillo Sitte foi um Arquiteto e historiador, diretor da Escola Imperial e Real de Artes, estudou arqueologia medieval e renascentista além de ser pioneiro do urbanismo culturalista (ponto de vista da qualidade de vida no desenho da cidade). Em seu livro “A Construção das Cidades Segundo Seus Princípios Artísticos”, Sitte estuda a relação entre construções, monumentos e praças em seu tempo, analisando a dimensão estética indo além do que somente atender as necessidades funcionais.
Através de estudos das cidades na história, Sitte faz sua crítica a cidade aos olhos do cidadão, que percorre as ruas, que frequenta as praças, que vai ao parque, que, assim como Jane Jacobs, vê a cidade como um lugar e não como um conjunto de lugares, como uma diversidade e pluralidade.
Sitte considera as proporções de praças, monumentos e igrejas, e ressalta que um bom planejamento urbano deve ser uma arte criativa, que tenha interação entre prédios públicos e espaços abertos, criticando também a rigidez da simetria, para Sitte o detrimento do ar artístico e o fetiche da rigidez técnica dá-se a desvalorização da irregularidade, complementando que a irregularidade deixa um aspecto de naturalidade.
A crítica de Sitte é atemporal a que percebe-se aos olhos, as construções que rodeiam as cidades estão efemeramente técnicas e se distanciando cada vez mais do que chamamos de artístico, na medida em que a tecnologia avança e se moderniza a padronização se torna o ápice da arquitetura e urbanismo contemporâneo.
...