TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EFICIÊNCIA DO BRISE-SOLEIL NAS EDIFICAÇÕES EM CUIABÁ

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

                                                       Estudo de caso

Esse estudo de caso avalia a eficiência do brise-soleil nas edificações em Cuiabá como elemento de controle solar no edifícios comercial,residencial através de visitas de observação e entrevistas na parte externa da vizinhança, buscou-se observações, medição através da carta solar e entrevistas com a vizinhança.  A análise dos dados foi feita apoiando-se em critérios obtidos a partir da bibliografia existente e da carta solar como instrumento de avaliação da eficiência dos brise-soleil.

"Edifícios localizado na avenida Miguel sutil". Foi realizado uma vistoria em diferentes horários ao dia, o que observamos é que esses edifícios tem a sua fachada recoberto com  brise-soleil voltada totalmente para noroeste e norte. Para saber os horários com maior freqüência de insolação solar foi realizado observações a vista em diferentes ângulos ao dia, foi realizado entrevistas com diferentes vizinhanças dessa região para buscar maiores informações precisas e saber ao longo do ano os horários com maiores insolação solar.

"Cuiabá por possuir um clima tropical úmido". As edificações em Cuiabá de certa forma precisa ter brise-soleil como proteção ao sol e também  como o melhor aproveitamento do fluxo do ar para ter melhor dar conforto térmico, o brise-soleil tanto vertical e horizontal ele faz essas duas funções de buscar o fluxo de ar e proteger da insolação solar.                            

Edificação com brise-soleil já existente;

[pic 1] 
Fonte: visita técnica.                                             Fonte: Google
Earth.[pic 2]

"Essa edificação com brise-soleil tem muitos anos", e por estar exposto muito tempo a sol,chuva,umidade tiramos a conclusão com entrevistados da vizinhança que esse tipo de brise-soleil é resistente a esses fatores biológico químico por não ter acontecido sua modificação gradativa ao longo do tempo, e por pessoas que residem ali moradores e comerciantes nessa região ter observado ao longo dos anos e confirma na entrevista essa tese.

observamos também se o tipo do brise-soleil na edificação, combina-se com a forma da fachada esteticamente do prédio, e tiramos a conclusão que essa edificação se inspirada na arquitetura moderna com ambientes interno, estrutura, colunas, pilares e janelas vazado para parte externa e interna.

Na parte do calculo esse tipo de  brise-soleil foi calculado pelo angulo beta exemplo:

[pic 3]

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/336080/.

também esse tipo de brise-soleil  funciona como melhor captação ao fluxo de ar,  porque ele desvia, busca, facilita a melhor distribuição do fluxo de ar nessa edificação.

fizemos uso da carta solar para ter informações mais precisas em relação a essa edificação e tiramos a conclusão dos seus horários com maiores insolação solar ao ano;

Dezembro: 15:00 as 17:00                                               julho: 11:00 as 17:00

Novembro: 15:00 as 17:00

Outubro: 13:00 as 17:00

Setembro: 12:00 as 17:00

Agosto: 11:00 as 17:00

junho: 11:00 as 17:00                        

Localização da edificação em mapa.

[pic 4]

Fonte: Google Earth.

O circulo vermelho representa a edificação.

O circulo preto representa o norte em relação a edificação.

Concluímos que a insolação pega na maior parte do ano no período vespertino voltado para noroeste, e como o sol é abaixo nesse período, o brise-soleil em vertical adotado é essencialmente funcional.

Edificação sem brise-soleil  e a solução para essa edificação;

[pic 5]Fonte: Google Earth.

"Edifício jardim Cuiabá localizado na avenida Miguel sutil enfrente ao circulo militar", um prédio comercial para alugar salas em múltiplas atividades, essa edificação construído com objetivo para copa de 2014 futebol FIFA. Foi projetado de certa maneira sem pensar na parte sustentável de uma edificação como custo de energia que eleva o custo totalmente do conforto térmico.

Verificamos que essa edificação totalmente recoberto em fachada de vidro recebe alta insolação no período vespertino, e os projetistas optaram em usar vidros resistente ao sol invés de  brise-soleil , o que faz a diferença desses vidros resistente a insolação é o seu alto custo de manutenção e consumo de energia, a fachada não é aberta para o exterior e por não possuir brise-soleil  eleva o custo da utilização do ar condicionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (949.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com