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A ESTÉTICA CONSTRUTIVA

Por:   •  7/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

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DIAGNÓSTICO DA EDIFICAÇÃO

Belo Horizonte

2017

1. INTRODUÇÃO

Nesse diagnóstico, apresentamos possíveis intervenções da restauração do prédio que possui um interesse de ser tombado a patrimônio histórico, este localizado na zona Hipercentral de Belo Horizonte. Analisaremos as características do edifício como: Estilo arquitetônico, materiais construtivos, elementos estruturais e seu estado de conservação.

2. METODOLOGIA

A metodologia usada foi juntar todas as informações de jornais, dados históricos, e visitas técnicas ao local.

3. HISTÓRICO DOCUMENTAL

O prédio analisado, encontra-se na rua dos Carijós, 109, entre a rua da Bahia e Espírito Santo, em Belo Horizonte. Construído no ano de 1945, durante um período de grande desenvolvimento econômico da cidade. Visando a necessidade de acompanhar esse crescimento, o arquiteto Raffaello Berti, foi convidado pelo proprietário do terreno a projetar o seu escritório no terreno de contabilidade. No entorno, foram construídas outras edificações com o mesmo estilo, todos tendo como característica Art Déco. Esse estilo de arquitetura chega à cidade nos anos de 1930.

Atualmente, a edificação que fora projetada a ser um escritório de contabilidade, abriga em seu pavimento térreo lojas, duas delas são utilizadas como restaurante e as demais um salão de beleza, sendo totalizadas 4 lojas. Em seu pavimento superior, é abrigada o bar que em conjunto tem uma casa de bilhar acessada pela lateral do edifício.

Podemos observar que a edificação não se encontra totalmente com suas características originais, por exemplo as portas e janelas foram alteradas. Já a fachada ainda permanece com seus volumes lineares projetadas pelo arquiteto. Os desgastes internos e externos podem ser observados com clareza por quem visita a edificação, os tacos do piso estão soltos, e existem pichações e devido a umidade, a sua pintura está depreciada.

4. ESTÉTICA CONSTRUTIVA

O edifício possui vigas e pilares projetados em concreto armado, e a sua vedação é composta por alvenaria.

Esquadrias, em vidro e ferro. Já as portas do restaurante, são rolantes de ferro, muito utilizada em comércios. As cerâmicas são usadas como revestimento da edificação.

5.ANÁLISE ESTÉTICA

O nome Art Déco, originou-se de uma Exposição Internacional das Artes Decorativas, que aconteceu em Paris, no ano de 1925. Os edifícios nesse estilo, geralmente possuem formas geométricas lineares, e seu principal material é o concreto armado.

Um exemplo que marca o estilo Art Déco é da biblioteca Mário de Andrade, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pillon, na cidade de São Paulo-SP.

6. BENS TOMBADOS NO ENTORNO

6.1 Rua dos Carijós

A Rua dos Carijós localizada no centro de Belo Horizonte entre a Praça 7 e a Rua Espirito Santos nos anos 2000 apresentava um caráter ímpar, um verdadeiro comércio a céu aberto, onde se podia comprar ou vender objeto usados de todos os tipos.

“José de Almeida Dias é barbeiro no Salão Palace (Carijós, 273) há 23 anos, e tem uma visão compreensiva da atividade dos “trambiqueiros” que fazem pequenos negócios na quadra. “Isto aqui é um local de desaperto. Quando acaba o dinheiro para pagar uma conta, uma prestação, o sujeito pega alguma coisa em casa para fazer algum. Traz um liquidificador, uma panela de pressão, um vaso de samambaia, uns cachorros, qualquer coisa. “Já vi gente vender a camisa do corpo.”

A Rua Carijós durante muitas décadas fez parte da city, formando o centro bancário e financeiro de BH, hoje, por meio dos sons dos alto-falantes das barracas, fora transformada numa ruidosa festa, ao som da música sertaneja.

Como espaço urbano, a Rua dos Carijós compartilha para o bem e para o mal uma sucessão de mudanças no centro da cidade.

Na revitalização da Praça 7 em 2003, o quarteirão da Rua Carijós, entre a Praça Sete e a Rua Espírito Santo, recebeu o nome de Pataxó, e quarteirão da Rua Carijós, entre a Praça Sete e Rua São Paulo, recebeu o nome de Kenak.

6.2 Edifício Acaiaca

Localizado no cruzamento da Avenida Afonso Pena, com Rua Tamoios e Espirito Santo, o Edifício Acaiaca ganha o título de maior edifício comercial de Belo Horizonte, com 29 andares e 120 metros de altura, o edifício foi inaugurado em 1943, com projeto feito por Luiz Coelho Pinto, em estilo Art Déco, teve sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal no ano de 1994. O Acaiaca possui formas geométricas pontiagudas e angulares.

Este foi construído na Segunda Guerra Mundial, e possuía um abrigo antiaéreo, que poderia ser usado para se defender de um possível ataque Alemão, hoje, esse espaço é utilizado como carga e descarga do edifício.

O nome do Edifício deu-se por uma lenda indígena, devido a isso, em sua fachada, existem duas esfinges de índios, esculpidas pelo engenheiro.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/bh-primeira-vista/arquitetura/edificio-acaiaca-o-arranha-ceu-de-belo-horizonte

O edifício foi nomeado como o primeiro arranha céu de Belo Horizonte, que possuía muitas lojas luxuosas, como por exemplo, a Sibérias modas, e possuía uma boate, que era frequentada apenas pela alta sociedade.

O edifício foi palco de muitas histórias políticas, onde os novos inconfidentes se reuniam no 11º andar, para planejar o novo golpe de estado, que tinham por objetivo afastar a ameaça comunista. No edifício também funcionavam a Faculdade da UFMG, e a sede do IBGE, que faziam dele, um polo de cultura. Hoje, os escritórios de advocacia e odontologia são predominantes no Acaiaca.

6.3 Paróquia São José

Conhecida por sua linda arquitetura e também por ser um patrimônio Histórico Cultural, a Paróquia foi construída no ano de 1900, por Dom Silvério Gomos Pimenta, e foi entregue aos Missionários.

Fonte: Arquivo Pessoal

É um local privilegiado pela religiosidade,

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