A Engenharia de Produção
Por: Guilherme Pionti • 27/8/2018 • Projeto de pesquisa • 721 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Introdução
A Engenharia de Produção é determinada pelo seu contexto sócio técnico. Isso significa dizer que ela é moldada, como as sociedades humanas, pelo estágio tecnológico em que a humanidade se encontra.
Mas, o que é Engenharia?
“A Engenharia é uma aplicação de conhecimentos científicos e empíricos: é uma atividade que aplica os conhecimentos humanos à resolução de problemas propondo soluções técnicas utilizando as tecnologias” (SILVA, 1997)
Histórico
A Engenharia de Produção começou, há mais de um século, com uma concepção de racionalidade econômica aplicada aos sistemas de produção. Os precursores foram Frederick Taylor e Henry Ford.
Taylor desenvolveu os princípios da Administração Científica que tinha como base a busca pela eficiência, reduzindo os desperdícios de tempo, de recursos e de pessoas. Por isto, ele desenvolveu o estudo de tempos (cronometragem) e estimulou a padronização das tarefas como meio para alcançar a eficiência.
A partir desses estudos, estabeleceu-se as bases para a construção da Engenharia Industrial (ou de Produção).
A proposta de Taylor foi colocada em prática por Henry Ford, que montou a fábrica de automóveis Ford produzindo o modelo T em grande volume e baixo preço, colocando no mercado um produto de acordo com as expectativas e os recursos dos consumidores. Um dos conceitos de base utilizados por Ford foi o da intercambialidade (partes padronizadas e intercambiáveis) e a linha de produção.
Hoje temos uma concepção diferente da de Taylor e Ford (modo econômico), que incorpora outros tipos de stakeholders (pessoas e instituições que influenciam na definição dos objetivos e planos da organização.
A Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção, ao voltar a sua ênfase para as dimensões do produto e do sistema produtivo, vincula-se fortemente com as ideias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar e viabilizar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos para a sociedade.
Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimentos científicos e tecnológicos. É necessário integrar questões de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, fatores humanos, ambientais etc.
Competência da Engenharia de Produção
Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, envolvendo homens, materiais e equipamentos, especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.
Subáreas
· Engenharia do Produto;
· Projeto de Fábrica;
· Processos Produtivos;
· Planejamento e Controle
...