A Ergonomia
Por: sergiorsimao • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.865 Palavras (20 Páginas) • 943 Visualizações
AULA 01
Introdução à Ergonomia
Questão 1
Considerando a contextualização histórica dos fatos que contribuíram para o pensamento ergonômico, era muito comum, em meados do século XIX, que os trabalhadores fossem submetidos a diversas situações inadequadas para a realização de suas tarefas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Xa) Nesse período, muitos trabalhadores exerciam seu trabalho desmotivados e submetidos a ambientes insalubres ou perigosos.
- b) A maioria das tarefas que os operários realizavam era considerada segura e adequada durante a segunda Revolução Industrial.
- c) Apesar do fato de que as condições de trabalho nos chãos de fábrica não eram ideais nessa época, não podemos comprovar que acidentes com trabalhadores eram frequentes.
- d) É muito difícil apontar culpas pelas ocorrências junto aos operários que resultavam em perdas ou em afastamentos definitivos de postos de trabalho, pois sempre existiu por parte dos donos de fábrica grande atenção em buscar melhorias para as condições de trabalho.
- e) Durante a segunda Revolução Industrial, as ações empreendidas pelos donos de fábrica, pertinentes às condições de trabalho, atingiram seu ápice, ou seja, todos os trabalhadores eram suficientemente protegidos enquanto exerciam suas tarefas.
Em meados do século XIX, as discussões sobre Ergonomia ainda eram muito restritas à academia e muito pouco aplicadas ao planejamento dos sistemas produtivos, os quais possuíam ambientes perigosos e sem condições mínimas de trabalho. O resultado disso era refletido no número de acidentes que ocorriam com as pessoas no trabalho. Diante da falta de segurança e de jornadas de trabalho extenuantes, os trabalhadores manifestavam desmotivação durante a realização de tarefas.
Questão 2
O conceito de Ergonomia foi discutido durante décadas até que se chegasse a um consenso para implementá-lo em situações de trabalho. A interpretação e a justificativa mais atual para essa noção considera que a Ergonomia é a área do conhecimento que:
- a) Direciona a atenção ao projeto de cada posto de trabalho antes de receber o trabalhador.
- b) Procura adaptar o trabalhador a seu trabalho, independente de suas aptidões físicas – suas limitações psicológicas não são objeto de interesse da área.
Xc) Requer o estudo da relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando fortalecer uma visão de integração entre as condições de trabalho.
- d) Estabelece ações que atendem somente o interesse do empregador, porque, quando ocorre algum tipo de acidente no trabalho, cabe a ele a responsabilidade exclusiva.
- e) Atua apenas na proteção e na mudança de postura do trabalhador no momento em que realiza sua tarefa, porque, na maioria das vezes, ele não demonstra ou expressa comprometimento dentro do ambiente de trabalho.
O conceito de Ergonomia sofreu modificações ao longo do tempo, mas sempre esteve voltado para questões que envolviam a saúde e a segurança do trabalhador. O entendimento mais moderno considera, primeiramente, a adaptação do trabalho conforme as aptidões – físicas, psicológicas etc. – de trabalhadores.
Questão 3
A administração científica foi um marco para a história do pensamento administrativo, e seu pioneiro foi Frederick Taylor. Na verdade, muito do que buscava Taylor soava como contraponto ao pensamento ergonômico. Mas não podemos negar que, em alguns casos, existiam pontos semelhantes entre essas duas vertentes. Assinale a opção que estabelece tal convergência:
- a) O trabalho era pensado sob a ótica do trabalhador.
- b) O objetivo principal era alcançar a diminuição de custos.
- c) Taylor desconsiderava suas limitações físicas, ambientais e psicológicas.
- d) Era permitido explorar o trabalhador para extrair dele o máximo de retorno possível ao sistema produtivo.
Xe) Taylor concentrou-se na busca pela otimização do trabalho, que envolvia realizar as tarefas de uma maneira mais racional e com a máxima economia de esforço físico.
Quando aplicada corretamente, a Ergonomia contribui para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, de modo mais racional e com menos força, o que implica ganhos de produtividade decorrentes do bem-estar e da motivação do trabalhador – objetivo do pensamento ergonômico.
Questão 4
Assinale a opção que apresenta o primeiro pensamento publicado na Organização Mundial da Saúde (OMS) que definiu a Ergonomia:
- a) “Ciência que estuda a vida das pessoas em diferentes ambientes.”
- b) “Arte de cuidar da saúde dos trabalhadores enquanto descansam.”
- c) “Cuidar de maneira preventiva é melhor do que corrigir erros de produção.”
Xd) “Uma tecnologia da concepção do trabalho baseada nas ciências da biologia humana.”
- e) “Tudo é relativo no ambiente de trabalho, inclusive a saúde dos trabalhadores.”
Este foi pensamento de Singleton, publicado na OMS em 1972.
AULA 02
Caráter interdisciplinar da Ergonomia
Questão 1
A Ergonomia é considerada um assunto de muita relevância nos meios científicos por tratar de temas que envolvem a saúde e a segurança de pessoas quando da realização de tarefas em ambientes salubres, insalubres ou perigosos. São exemplos de áreas científicas que abastecem a Ergonomia de princípios básicos:
- a) Biomecânica e Direito.
Xb) Antropometria e Psicologia.
- c) Fisiologia e Ciências Contábeis.
- d) Engenharia Mecânica e Arquitetura.
- e) Toxicologia e Ciências do Ambiente.
A Ergonomia é muito estudada em diferentes áreas do conhecimento humano e contempla grande número de assuntos que servem de referência para os chamados ergonomistas. Entre tais temas, estão:
• Antropometria – ciência que trata de medidas físicas do corpo humano e que é fundamental para projetos de postos de trabalhos, de equipamentos de proteção, de ferramentas etc.;
• Psicologia – estudo do comportamento humano, como no caso da realização de atividades em um ambiente profissional.
...