A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: Julia Dias • 7/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 633 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tema:
Pavilhão cultural de amostras arquitetônicas da região Sudeste e suas influências
Problema de Pesquisa:
De que forma poderá ser aplicado técnicas da arquitetura vernacular, juntamente com as principais influências dos colonizadores da região Sudeste no Pavilhão Cultural?
Objetivo Geral:
Relembrar as riquezas e influências deixadas na arquitetura pelos diferentes países colonizadores da região Sudeste, por meio de fundamentos e técnicas herdadas por eles.
Objetivos Específicos:
Difundir para a comunidade os conhecimentos da arquitetura vernacular do Sudeste;
Agregar mais competência nas técnicas construtivas já existentes na região;
Mesclar técnicas e conhecimentos de deferentes colonizadores:
Entender melhor sobre os matérias e métodos regionais.
Fundamentação Teórica:
Pavilhão Cultural é um espaço capaz de promover a cultura de um determinado lugar. O conceito evoluiu basicamente da ideia de um cofre onde se guardavam tesouros culturais e artísticos para algo muito mais dinâmico e que interage de forma muito mais aberta com a cidade. O pavilhão é utilizado para exposição de elementos culturais deixados na região pelos colonizadores e sua importância vai além de somente expor a cultura, pois é um importante instrumento para o desenvolvimento da população.
O protótipo é um molde ou exemplar do que está sendo desenvolvido, e tem por finalidade simular a visualização do produto antes da obra final. Começou a ser utilizado devido a possibilidade de reduzir riscos no produto final.
Arquitetura Vernacular é feita exclusivamente com técnicas e recursos naturais de uma região intrínseca, que tem suas próprias particularidades. Essas características estão diretamente ligadas com a história, técnicas e materiais da região. A autopreservação foi a questão chave para a criação dessa arquitetura, pois o ser humano tinha emergência de se abrigar contra o mau tempo, condições climáticas extremas e catástrofes naturais. Assim, foi se desenvolvendo ao longo dos séculos. As questões ambientais foi um grande impulso para que essa arquitetura começasse a ser valorizada e utilizada atualmente, pois está ligada à sustentabilidade e o respeito pelos meios naturais.
Enxaimel é uma técnica construtiva que resume em paredes montadas com hastes de madeira, podendo estar na horizontal, vertical e inclinado. Esse modo construtivo surgiu quando não existiam máquinas para auxiliar as construções, assim usavam machados, enxós, facões e etc. As edificações eram feitas de toras e troncos de árvores e até hoje são muito utilizadas em todo o mundo.
O Shoji, são painéis ou portas de correr da arquitetura tradicional japonesa, que consiste em estruturas em madeira ou bambu preenchidas com papel translúcido, permitindo entrada de luz natural para o interior. Essa parede de papel auxilia na divisão do ambiente.
...