A GEOMETRIA DESCRITIVA BIDIMENSIONAL
Por: Edna Dias • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
METODO DE MONGE 06/04/20
Para Gaspar Monge espaço é tudo aquilo que existe no mundo material e no mundo imaterial.
[pic 1]
O espaço é composto por dois planos, o plano vertical e o plano horizontal.
Na intercessão do plano vertical com o plano horizontal vai formar uma linha chamada linha de terra, a parte do plano vertical que está acima da linha de terra vai se chamar plano vertical superior (PVS), e a parte do plano vertical que está abaixo da linha de terra vai se chamar plano vertical inferior (PVI). A parte do plano horizontal que está à direita da linha de terra vai se chamar plano horizontal anterior (PHA), e a parte horizontal que está à esquerda da linha de terra vai se chamar plano horizontal posterior (PHP).
Nesse modelo de espaço essa área que é formada pelo plano vertical superior e o plano horizontal anterior vai se chamar 1° diedro, o espaço formado pelo plano vertical superior e o plano horizontal posterior vai se chamar 2° diedro, o espaço formado pelo plano horizontal posterior e o plano vertical inferior vai se chamar 3° diedro, e o espaço formado pelo plano vertical inferior e o plano horizontal anterior vai se chamar 4° diedro.
Com isso foi definido que qualquer objeto que exista no espaço pode estar localizado em qualquer um desses diedros.
Para localizar um objeto ou um ponto qualquer no espaço é necessário 3 coordenadas (A, A, C)
A (abcissa) – As abcissas existem sobre a linha de terra a partir de um ponto qualquer arbitrado 0, todas as abcissas que estiverem à direita do ponto zero são positivas e todas que estiverem à esquerda do ponto zero são negativas.
A (afastamento) – Os afastamentos correspondem a distância entre o objeto ou o ponto até o plano vertical, todos os afastamentos que estiverem a direita do plano vertical são positivos que são o 1° e o 4°diedro e todos que estiverem a esquerda do plano vertical são negativos que são o 2° e o 3° diedro.
C (cota) – A cota corresponde a distância do ponto ou objeto ao plano horizontal, todas as cotas que estiverem acima do plano horizontal são positivas que são o 1° e o 2° diedro e todas que estiverem abaixo do plano horizontal são negativas que são o 3° e o 4° diedro.
Para representar o objeto no plano é necessário no mínimo duas projeções do objeto.
Todas as projeções que estiverem no plano vertical serão nomeadas com a linha (a’).
EXEMPLO:
Encontre o ponto A-(0, 3, 5) usando o método de Monge.
[pic 2] [pic 3]
...