TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Arte

Por:   •  3/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

História da Arte

Arte Paleolítica

  • Pinturas rupestres (feitas nas paredes da cavernas)
  • Desenhos feitos com sangue de animal e carvão
  • As pinturas representavam a vida cotidiana destes homens e mulheres como, por exemplo, cenas de caça, danças, relações sexuais e animais conhecidos.
  • Esculturas feitas de argila, presentando a figura feminina com ênfase a fertilidade ( seios, barriga e quadril exagerados)

Arte Neolítica

  • Além de esculturas (estatuetas de animais e seres humanos com traços mais próximos da realidade), decoração de vasos cerâmicos deu um grande avanço
  • monumentos megalíticos , o mais conhecido deles é o Stonehenge, localizado no sul da Inglaterra.
  • túmulos de pedra com presença de pinturas e relevos

Arte Mesopotâmica

  • Arquitetura: Palácios grandiosos feitos de grossas paredes de tijolos, pois havia pouca pedra
  • Templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos como por exemplo, “Zigurate”.
  • estátuas da região da mesopotâmia representam homens em pé, e são chamadas de "oradores", onde destacam-se a face e principalmente os olhos. No entanto, os relevos foram a principal expressão artística 

Arte Egípcia

  • Arte ligada à morte
  • Lei da frontalidade
  • Rigidez
  • Deuses e realeza têm a mesma importância

Arte Grega

  • Predomínio da razão
  • Equilíbrio
  • Estudo do corpo humano
  • Evolução da rigidez ao movimento
  • Apresentação do corpo masculino nu
  • Apresentação do corpo feminino semicoberto por um manto
  • Materiais utilizados: mármore e bronze
  • Arquitetura: templos para guardar as imagens dos deuses
  • Colunas e capitéis: dóricos, jônicos e coríntios
  • Vasos de cerâmica com pinturas em vermelho e negro
  • Temáticas: mitológicas; do cotidiano, lutas entre animais e o homem

Arte Romana

  • Sofre influencia da escultura e da arquitetura grega
  • Escultura: postura mais altiva e com vestuário bem detalhado
  • Arquitetura: templos, basílicas e residências, aquedutos
  • Pintura: afrescos

Arte Cristã Primitiva

  • O cristianismo era proibido, e os cristãos praticavam a religião nas catacumbas
  • A pintura era bem primitiva, porque não era feita por artistas
  • A figura do Bom Pastor era a preferida

Arte Bizantina

  • O nome bizantina vem de uma colônia grega chamada Bizâncio
  • Em 330, Constantino fundou Constantinopla
  • Acontece na Idade Média ( de 476 a 1453, quando Constantinopla foi invadida pelos turcos)
  • Império Bizantino é o Império Romano do Oriente
  • Oficialização do cristianismo
  • Arte ligada à religião
  • Arquitetura sofre influencia oriental
  • Igreja de Santa Sofia: com as torres e absides no seu interior ( hoje Museu de Santa Sofia)
  • Arte visual surge nas igrejas por meio de mosaicos e ícones
  • As paredes, tetos e cúpulas são revestidas de mosaicos
  • Mosaicos representam as figuras religiosas e os imperadores, com igual importância
  • Lei da frontalidade, falta de movimento
  • Uso de auréolas
  • Mosaicos eram feitos com argamassa e pedacinhos de vidro coloridos sobre o desenho anteriormente feito
  • Pinturas com muitos detalhes
  • Ícones: pintados em madeira ou chapas de metal
  • Técnicas: têmpera ou encáustica
  • Riqueza de detalhes
  • Cores fortes ( as mais usadas): azul, vermelho e dourado
  • Figuras de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços ou figuras de santos.

Arte Românica

  • Acontece entre os séculos XI E XII
  • Eclética
  • Igrejas construídas no interior da França como ponto de apoio aos peregrinos
  • Técnicas de pintura: afrescos
  • Esculturas fazem parte das paredes das igrejas

-Pintura:

  • Deformação: não há proporção corporal na pintura
  • Motivos religiosos
  • Cristo em majestade, anjos e santos, histórias bíblicas
  • Colorismo: cores fortes e chapadas
  • Não há profundidade

- Escultura:

  • Não há movimento
  • Não há expressão facial detalhada
  • Deformação
  • Estão associadas à arquitetura

- Arquitetura:

  • Capiteis com movimentos de folhagens, animais e figuras bíblicas
  • Igrejas: construções sólidas, paredes grossas e pesadas, poucas janelas, pouca luminosidade, abóboda de berço e de aresta
  • Um portal; tímpano trabalhado, presença de tremó
  • Arquitetura Italiana: segue padrões clássicos, colunas finas

Arte Gótica

  • Acontece entre os séculos XII e XIV
  • Inicia-se na França e espalha-se pelo resto da Europa

-Arquitetura:

  • Arcos ogivais, nervuras( pequenas saliências nos arcos), colunas mais finas, três portais, nave central, janelas mais amplas e altas, torres elevadas, presença de vitrais (coloridos com motivos religiosos) e da rosácea( com motivos florais), arcobotantes de pedra ( ficavam ao redor de tudo e possibilitavam a aberturas das janelas e vitrais), contra fortes, presença de gárgulas

-Escultura:

  • Há movimento
  • Há expressão facial mostrando dor, sofrimento
  • Detalhes de drapeado nas roupas
  • A maioria da esculturas fazem parte da arquitetura tanto na parte externa como nas paredes internas
  • Há esculturas independentes (soltas) das paredes demonstrando movimento e sentimento

-Pintura:

  • Há muitos motivos religiosos ( Ex. Cimabue e Giotto)
  • Jan Van Eyck pintou motivos religiosos e também a alta burguesia
  • Movimento, muitos detalhes, perspectiva, plano de fundo com cenário minucioso
  • Pintura em têmpera ( mistura clara e gema de ovo para brilho) e óleo sobre tela
  • Manuscritos e iluminuras: bem detalhados, movimento, cores fortes( vermelho, azul e dourado), barras e capitulares
  • Via a religiosidade através das aureolas , feitas também com pó de ouro a parte amarela da pintura

Renascimento

  • Foi um movimento social, politico, filosófico e econômico)
  • Proporção equilíbrio
  • Houve grande desenvolvimento das ciências e das navegações; os descobrimentos; as Cruzadas ; etc. Sebastianismo em Portugal
  • Humanismo teve presença no inicio do renascimento
  • Voltou a influencia greco-romana : razão, equilíbrio, perfeição
  • Escola de Atenas ( Rafael Sânzio) : centralização das figuras principais, afresco, representação dos filósofos gregos como Platão e Aristóteles, simetria
  • A Criação de Adão (Michelangelo): afresco, na Capela Sistina (nas paredes) , estudo do copo humano, homem nu em pinturas e esculturas, músculos.
  • Monalisa ( Leonardo da Vinci): figura centralizada, ideia de ser humano, sorriso enigmático, olhar que acompanha, plano de fundo esfumado ( quanto mais distante menos clareza haverá)
  • Nascimento de Vênus ( Sandro Botichelli): pintou muitos motivos mitológicos, deus dos ventos, ninfa (deusa primavera), perspectiva, plano de fundo, suavidade das figuras ( como se não tocassem o chão)
  • A fisionomia serena era característica dessa época
  • Michelangelo era famoso como escultor ( Ex. Pietá) : Figura de Nossa Senhora carregando Jesus Cristo depois de morto; feito em bloco de mármores, detalhes dos músculos e das vestes, perfeição e sentimentos

- Arquitetura:

  • Organizada e menores, mostra-se todo o espaço na obra
  • Racional e objetivo
  • Cúpula redonda, absides ainda comuns

Barroco

  • Igreja retoma a força
  • Contrastes de luz e sombras, trevas e luz, material  e espiritual
  • Muitos detalhes
  • Pensamento embaralhado e tortuoso
  • Literatura: uso excessivo de figuras, lirismo, prosas

-Escultura:

  • Detalhes nas roupas
  • Cabelos encaracolados dos anjos
  • Corpo contorcido ( dor e sofrimento). Fisionomia carregada com muito sentimento
  • Davi esculpido em mármore, mais agressivo, contorcido, postura de força, detalhes do corpo

-Pintura:

  • Situação do cotidiano da nobreza
  • Sempre há uma criança com deficiência , anão, bobo da corte, etc.
  • Observa-se o pintor com auto retrato na própria obra, reflete algo através de espelho ou janela, como outra pintura ou situação. (Ex. Visita de Jesus a Marta e Maria de Velásquez)

-Arquitetura:

  • Praça do Vaticano com a Basílica de São Pedro – Colunatas e entablamento, esculturas com mais de 2m de santos.
  • Cúpula com motivos barrocos
  • Afrescos eram feitos em teto plano , porém, não parecia pois tinha ideia de perspectiva e grande luminosidade no centro. ( teto de André Afonso)
  • Fontana de Trevi: capteis trabalhados, colunas, motivos florais.
  • Janelas retangulares com enfeites

Arte Neoclássica

-Arquitetura:

  • Baseada nas normas Greco-romana
  • Colunas capteis coríntios, construção retangular, entablamento, frontão com esculturas

        -Esculturas:

  • Estudo do corpo
  • Figuras mitológicas
  • Feitas em mármore e marfim
  • Movimento, perfeição, serenidade, corpo nu
  • Ligada  detalhes

-Pintura e esculturas:

  • Jackmun Davi suas obras haviam movimento, ação, motivos mitológicos
  • Napoleão Atravessando os Alpes: detalhes, ideia de altives(poder)
  • Ingre: mulheres nuas, cor real da pele, pessoa bem sucedida, ideia de poder

Arte Romântica

  • Manifestações da valorização do herói de origem
  • Cavaleiro Medieval ( herói)
  • Mistura de características ( barroca, gótica, neogótica, etc)
  • Conhecida como arte eclética
  • Havia movimento, rosto com sentimento expresso, detalhes
  • Um exemplo de escultura é o Arco do Triunfo( histórica) possui características barrocas e em mármore

-Pinturas:

  • Lirismo, grotesco
  • Liberdade
  • Goya: motivos históricos, grotescos, místicos e cotidiano . Ex. Netuno, 3 de Abril.
  • Fredrik: solidão, natureza, tristeza
  •  Ianys: O Beijo. Possui , roupa da época, ambiente carinhoso e respeitoso ( amor idealizado)
  • Obras ligadas à natureza.
  • Indianismo( romantismo brasileiro). Ex. Guerra do Avaí, Primeira Missa no Brasil, Vagão de Terceira Classe

-Arquitetura:

  • Parlamento Inglês ( Big Bang) com um estilo neogótico (detalhes)
  • Ópera de Paris ( eclético) . Detalhes florais e conjuntos escultóricos em cima e encrustados (barroco) entre outros detalhes também do renascimento italiano

Arte Realista

  • Critica direta e agressiva á família e governo
  • Trata- se do povo e cotidiano , não mais da burguesia e realeza
  • Courbet: um dos pintores mais importantes da época . Mostra o tipo a classe mas não o personagem em si . Ex: As Ceifadoras , Os Britadores de Pedra
  •  Retrato da realidade ( hábitos cotidianos) por exemplo Moças Peneirando o Trigo
  • Caipira Picando o Fumo ( Almeida Junior)

-Escultura:

Rodin (francês)

  • O Pensador, feito em bronze. Cópia da realidade, estudo do corpo humano
  • O Portão do Inferno, Os Burgueses de Calais ( acabamento brutal, não muito polido, desespero
  • O Beijo, em mármore e o inicio da estrutura ele deixa em pedra bruta. Outros exemplos, As Três Sombras , Catedral ( chama de mão de Deus)

-Arquitetura:

  • Torre Eiffel.1889. Projetada por Gustavo Eiffel (Feita para expor temporariamente em uma feira mundial)
  • Faziam industrias, fabricas, estações ferroviárias
  • Começam a utilizar ferro, vidro, cimento e aço

Arte Impressionista

-Pintura:

  • Monet – incidência da luz solar sobre o que  será destacado na obra
  • Obra , Almoço na Relva retrato ligado à realidade com natureza. Nascer do Sol , realidade/ visão do momento / sugestão/pinceladas de cores puras (não misturam cores) somente por visão ótica/ sobra colorida/ sem escuridão/ cores complementares.

Pontilhismo

  • Ilusão ótica através de pontos juntos formando imagens

Pós Impressionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (285.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com