A Historia da Arte
Por: shildmaider • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
- De acordo com o texto, que críticas são feitas por teóricos da arquitetura e da filosofia sobre a arquitetura produzida atualmente?
A arquitetura atual, apesar de parecer, visualmente atraente, tem dificuldades de transmitir sentimentos ou mesmo sensações que anteriormente eram corriqueiras. Transmitem hoje formas e espaços de conteúdo vazio, semelhante a uma casca sem um conteúdo original, antes base fundamental da arquitetura.
- Segundo o autor, “os princípios do elementarismo e do reducionismo têm dominado o progresso da ciência moderna”. Pesquise sobre os conceitos de elementarismo (na psicologia) e reducionismo (na filosofia) mencionados no texto e defina com suas palavras os dois conceitos.
O elementarismo: é a consciência do externo e interno, dependendo do ponto de vista em que se encontra. Onde o conhecimento das necessidades internas que se encontra a explicação do externo, determinante para a uma conscientização.
Reducionismo: É a forma de explicar algo complexo de forma simples, onde entendendo o conceito mais difícil, se compreende o mais fácil.
- Qual a relação – apontada no texto pelo autor – entre a ideologia da Escola Bauhaus e a psicologia da Percepção?
A Bauhaus é intrinsicamente ligada a ideia de percepção visual. A criação de um objeto ou de uma arquitetura que impõe visualmente reflexões e sensações, deixando pouco espaço para a compreensão individual, onde essa experiencia, deveria ser sentida individualmente.
- Para Pallasma, onde está a dimensão artística de uma obra de arte/arquitetura?
A dimensão artística esta dentro de quem observa. Não no plano físico, no objeto em si, em sua forma. Mas baseada em todas as experiencias vividas pelo observador, propiciando a cada um uma percepção única e individual.
- Qual o conceito de fenomenologia adotado pelo autor?
De um modo bastante introspectivo, a fenomenologia, é um conceito puramente teórico que visa, entender o espaço, no caso aqui, a arquitetura, de forma que ela seja compreendida e vista, de acordo com o olhar de quem a observa, procurando internet suas razões internas e seus objetivos, fugindo da analise meramente externa de forma superficial.
- Para Pallasma, “o efeito da arquitetura provém de uma série do que se pode chamar de sentimentos primordiais”. Segundo o autor, por meio desses sentimentos forma-se o “vocabulário básico” da arquitetura. Quais são os sentimentos básicos proporcionados pela arquitetura? E por quê?
São os princípios básicos da construção, os por ques, para aquela edificação e seus usos posteriores, tornando-a no objetivo fundamental da arquitetura: a função. Onde a forma edilícia se diferencia com uma simples e gigante escultura.
- Depois de ter lido o texto “A geometria do sentimento...” e assistido à aula sobre o assunto, sintetize (com suas palavras) o que você entende por arquitetura fenomenológica.
A arquitetura fenomenológica, é a vertente que tenta se aproximar dos motivos primordiais da criação e da utilização da arquitetura pelo homem. De forma que a função seja essencial, e não uma escultura agigantada. Propiciando aos usuários e observadores, experiencias multissensoriais, que permitam sensações únicas e experienciais individualizadas.
...