A Historia da Arte
Por: Johnny Souza • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA ARTE – 2014
PROF. ELVIS AFONSO/ CURSO DE ARQUITETURA
NOME: ELTON DIONE PEREIRA DE SOUZA R.A: 9911175021 TURMA: A, 1ª SÉRIE
QUESTÕES
- A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.
R: Na arquitetura egípcia teremos grandes tumbas ou seja construções mortuárias enormes para deixar repousar os faraós mortos e sempre faziam templos lindos para os seus deuses.
Na escultura vamos ter uma forma de preservar ainda mais os seus mortos fazendo estatuas com os traços e características sociais além de representar também enquanto vivo a grandeza do faraó e dos seus deuses; é a mais bonita forma de arte no antigo império egípcio.
Já a pintura traz a lei da frontalidade com a ideia de sempre o desenho estar olhando para quem o admira, além da rigidez em suas formas, retratavam também a posição social, a grandeza dos deuses e faraós.
- Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.
R: Não! Pois, por mais de 3.000 anos desse povo egípcio a arte estava ligada a sua cultura, representada de forma rígida; sempre buscando mostrar o quão grandioso e eterno é o seu governador que na época eram os faraós. Tirando assim o espaço para expressões próprias.
- Partindo das explanações em aula e em material de apoio enviado, descreva a imagem abaixo e aponte as características artísticas desenvolvidas pelos assírios na Mesopotâmia.
[pic 1]
R: Escultura em pedra, com a certeza da existência da lei da frontalidade e alto relevo e; é um ser antropozoomórfico que não existe sendo uma mistura com asas de pássaro, corpo de touro e cabeço de homem ou seja um ser com poderes fantásticos. Essa era arte assíria esculturas em relevo magnificas que adornavam e colocavam beleza na cidade.
- Especifique as diferenças entre a Arte produzida pelos homens do período Paleolítico e Neolítico, evidenciando as características que determinam estas diferenças. Lançar olhar sobre Lascaux (França) e Altamira (Espanha).
R: A arte paleolítica é representada sempre pelo naturalismo do seu dia-a-dia como: animais, caças ou rituais; sempre buscando mostrar com veracidade os fatos ocorridos para se comunicarem além da grande preocupação estética das pinturas. As esculturas eram feitas em madeira, pedra lascada e marfim.
A arte neolítica era bem figurativa e com muita estilização geométrica, mostrando as suas ações e simbologias que davam a identidade e origem dos povos. As esculturas no neolítico eram feitas com chifres de animais, terracota, marfim e belíssimas em bronze.
...