A Igreja Santo Alexandre de Belem
Por: B. Picoli • 29/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 948 Palavras (4 Páginas) • 1.335 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
ARQUITETURA E URBANISMO
IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM
PALMAS – 2016
BRUNO PICOLI LOPES
MATEUS VILLAS BOAS
VITÓRIA GOETTEN
IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM
Trabalho apresentado como requisito da disciplina História da Arquitetura e História do Urbanismo I, do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins, sob orientação do Prof. Dr Luiz Otavio.
PALMAS – TO
2016
INTRODUÇÃO
A Igreja e o Colégio de Santo foram a sede da Companhia de Jesus na cidade de Belém do Pará na época do Brasil colônia, esta obra arquitetônia é considerada ainda nos dias de hoje um dos mais importantes registros da história e arquitetura brasileira. Atualmente o local abriga o Museu de Arte Sacra do Pará. E este trabalho tem por objetivo destacar a origem e história por trás desta edificação.
IGREJA DE SANTO ALEXANDRE DE BELÉM
CONTEXTUALIZAÇÃO
Considerada um marco da história arquitetônica colonial de Belém, a igreja de Santo Alexandre de Belém começou a ser fundada no século XVII e foi construída por Jesuitas que fixaram moradia nesta região, esta edificação foi nomeada em homenagem primeiramente a São Francisco Xavier e mais tarde passou a ser dedicada à Santo Alexandre de Bérgamo, local este que foi sede da companhia dos Jesúitas na época do Brasil Colonia.
A construção iniciada em 1616, teve ajuda da mão de obra local, que neste caso eram os índios nativos da região. O material utilizado nesta primeira fase da construção foram barro, areia e cobertura de palha. Anos depois, devido a fragilidade da construção, foi necessário realizar intervenções na edificação, sendo assim, o que havia sido construído foi restaurado e foi realizado a construção de mais uma capela, esta dedidcada a São Francisco Xavier no ano de 1719.
Anos depois, anexo a igreja, iniciou-se a fundação do Colégio de Santo Alexandre que teve sua arquitetura embasada na arte barroca. Neste local eram realizadas as atividades de artisticas como esculturas aos índios da localidade.
Após a expulsão dos jesuitas da localidade em 1759 o colégio passou por reformas e foi utilizado como sede para o palácio dos bispos. Anos mais tarde, por volta de 1970 passou a ter sua utilização voltada para estocar reliquias e artefatos religiosos e a igreja continuou em seu funcionamento até a decada de 1950, onde após este período devido a decadencia e precariedade da edificação a mesma foi abandonada.
Já no século XX, após o período de abandono, os edificios da igreja e colégio passaram por restaurações e passaram a ser utilizados como Museu da Arte Sacra no Pará, fortalecendo a arquitetura e história local devido aos artefatos contidos nas construções.
ARQUITETURA
A igreja foi edificada com base na arquitetura jesuita e os materiais utilizados na construção foram taipa e palha para a cobertura que após as restaurações foram substiuidos por outros materiais mais resistentes. Pode-se observar como traço marcante da arquitetura jesuita, a utilização das torres que fizeram com que a mesma fosse consideradas destaques na arquitetura Brasileira.
A base para a esta edificação teve cunho barroco, sendo este um estilo com forte influência religiosa os jesuitas, foram responsáveis pela manifestação da arquitetura barroca no Brasil, assim construiram as primeiras igrejas e vilas com mão de obra indigena de acordo com os ensinamentos dos missionários.
Com uma arquitetura rica e cheia de história, a Igreja passa a ser considerada como a principal obra da arquitetura jesuita no Norte do Brasil
A fachada da Igreja apresenta quatro andares, com um fortão que é formado por duas grandes volutas, que são espirais que se encontrar no topo, onde á uma cruz. O contorno do frontão é em formas curvas, as volutas inferiores e sobrepõem as torres as quais ficam em segundo plano. As pilastras verticais da achada são decoradas com alto relevo, que criam efeitos de luz e sombra. A parte central da fachada é rodeada por duas torres, as quais são sobrepostas pelas volutas de do frontão. Na entrada da igreja tem a presença de quadros de Via Sacra, que representam toda a vida de Jesus do seu nascimento a morte, esses quadros são feitos de ferro fundido e policromado, com varias cores. (SILVEIRA Jussara, DERENJI Jorge. 2009. P. 40).
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