A Imagem da Cidade e Seus Elementos
Por: Thiago Santos • 12/8/2021 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
A imagem da cidade e seus elementos.
Kevin Lynch, nasceu em 1918 em Chicago, EUA, faleceu em 1984 com 66anos, urbanista e escritor. Graduou-se em planejamento urbano em 1947.
Para Kevin, cada indivíduo tem uma imagem própria e única que, de certa forma, raramente ou mesmo nunca é divulgada, mas que, contudo, se aproxima da imagem pública e que, em meios ambientes diferentes, se torna mais ou menos determinante, mais ou menos aceite.
A cidade estudada nesse capítulo pelo autor pode ser classificada em cinco tipos de elementos: vias, limites, bairros, cruzamentos e elementos marcantes. Nenhum destes elementos tipos existe isoladamente na realidade, os elementos sobrepõem-se e interligam-se constantemente, afim de proporcionar o todo que é a imagem.
Vias
São canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Podem ser ruas, alamedas, linhas de trânsitos, canais, ferrovias.
Costumes e atividades especiais
- Comércio e teatro – Rua Washington, Boston
- Aglomeração de pessoas e carros – Rua Broadway, Los Angeles
Vias muitos largas, ou estreita, atraem muitas atenções.
As características especiais de cada rua são importantes para identificação de cada via, as fachadas dos edifícios nelas contidas, a textura do pavimento, a quantidade de vegetação, a proximidade a um rio ou riacho. São traços especiais que podem servir como fatores de identificação nessas vias.
É uma necessidade lógica que as ruas uma vez identificáveis tenham também continuidade. As ruas que tem um certo grau de continuidade satisfatórios foram escolhidas como as mais seguras. Ruas com origens e fins, claros e bem conhecidos, tem a identidade mais fortes, ajudam a manter a cidade como um todo, e dão aos observadores a sensação da sua orientação, quando estes por elas passam.
...