A Lei Colombo Empreendedorismo e Inovação
Por: ccacluz • 22/11/2020 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
A empresa escolhida para o trabalho proposto foi a PepsiCo do Brasil Ltda. Uma multinacional do ramo alimentício que atua no Brasil desde 1953, e foi se expandindo acompanhando o desenvolvimento do país.
Criada por um farmacêutico, se uniu a uma das mais importantes empresas dos Estados Unidos. Atualmente, ela opera em território nacional com mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição.
Unindo-se e comprando várias marcas, desde salgadinhos à achocolatados, nunca se impediu de querer inovar, tanto em produtos já existentes como no caso da Ruffles ao criar novos sabores para suas batatas, quanto na criação do H2OH!, transformando o mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil.
Pode ser considerada uma empresa inovadora e muito empreendedora por estar sempre preparada para atender as necessidades do mercado brasileiro.
Pensando em atender a essas necessidades com mais qualidade, ela trouxe consigo as maiores marcas conhecidas mundialmente como: Lay’s®, Gatorade®, Pepsi-Cola® e Quaker®, que juntas formam um portfólio mais abrangente e complementar, com os produtos que fazem parte do nosso dia a dia.
Por estar sempre inovando na criação de novos produtos, novos sabores e modificando os já existentes, tem características empreendedoras muito importantes, como correr riscos calculados, busca de novas oportunidades de mercado, exigências de qualidade e eficiências em seus produtos, sempre atenta na busca de oportunidades que outros não conseguem enxergar ou não tentam.
Segundo Mauricio Pordomingo, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo no
Brasil:
“Na PepsiCo, temos um ambiente de trabalho flexível e inovador, com oportunidades que contribuem para o verdadeiro desenvolvimento profissional dos nossos funcionários, alinhado à evolução do nosso negócio. Acreditamos que um local representativo e inclusivo, que valoriza diferentes perspectivas e promove o engajamento entre as pessoas, estimula a criatividade e é muito mais propício à inovação.”
COMPETITIVIDADE
A maior característica da empresa escolhida em suas características de competitividade perante as demais, são os diferenciais de valor, que podem ser notados pelos consumidores.
Uma empresa que se faz presente na vida do funcionário, fazendo com que o mesmo se sinta acolhido e parte da família. Um diferencial importante e inclusivo.
Não só visa o profissional do ramo, ela tenta ver seu funcionário como um diamante a ser lapidado, e assim beneficiar ambas as partes em seu crescimento. Sendo o empregador por desfrutar de um profissional qualificado para levantar a bandeira da empresa com qualidade, e o empregado por se especializar em diversas ou determinadas áreas potencializando seu próprio currículo e experiência.
[pic 1]
Exemplo do componente do grupo Wendell na empresa PepsiCo.
Um dos pontos fortes da empresa escolhida, é o intraempreendedorismo, que consiste no processo de empreender dentro da própria organização, motivando os funcionários e reconhecendo-os.
Com isso, podemos citar uma das ações que foi implementada pela empresa e que ocorre internamente todo final de cada mês, que é o programa "Estrelas de Operações", que consiste em reconhecer alguns funcionários por algumas de suas ações diferenciadas, como ter zero absentismo, agir com integridade entre outros (conforme foto acima como exemplo). Esse tipo de reconhecimento motiva o funcionário a querer crescer na companhia e a produzir sempre mais.
...