A Louisiana Hamlet Pavilion
Por: amandaeramos • 9/3/2023 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 91 Visualizações
3.1 Breve introdução apresentando o objetivo do trabalho, o equipamento a ser analisado e a biografia do arquiteto/escritório. Obs: Todas as imagens devem apresentar legendas completas:
Louisiana Hamlet Pavilion
O objetivo principal do trabalho é ampliar o nosso repertório de arquitetura efêmera e entender os conceitos e composições que á compõem.
[pic 1]
Fonte:
SelgasCano é uma pequena empresa de arquitetura, com oito funcionários ao todo, fundada pelo casal Josè Salgas e Lucía Cano. Seu trabalho é bem conhecido na Espanha. SelgasCano tem desenvolvido obras que demonstram, claramente, uma harmoniosa relação entre os seres humanos e a natureza. Isso porque esses profissionais têm acreditado no fato de que a boa arquitetura parte da consideração pelo ambiente existente e as necessidades naturais dos usuários.
3.2 Apresentar os conceitos utilizados para o projeto do equipamento, explorando a maneira de trabalho do arquiteto responsável pela obra, seu método de criação, os principais elementos característicos de sua obra. Com base nas imagens destacar os princípios de composição.
Louisiana Hamlet Pavilion
Construído no terreno do Museu de Arte Moderna de Louisiana, o pavilhão foi originalmente projetado como parte de uma exposição sobre a África.
O pavilhão ocupou um local no jardim de esculturas do museu e foi uma das várias grandes instalações para a exposição
[pic 2] [pic 3]
Fonte: https://www.dezeen.com/2016/02/11/selgascano-kibera-school-pavilion-louisiana-art-museum-copenhagen-kenya-nairobi-slum-humanitarian-architecture/
O Louisiana Hamlet Pavilion foi embalado em contêineres e transportado até a Kibera, a maior favela urbana da África, onde foi remontado para substituir uma escola degradada feita de ferro corrugado e madeira.
O pavilhão é feito de aglomerado, placas de plástico policarbonato e andaimes
As salas de aula estão empilhadas em dois níveis, com os dois níveis ligados por uma ampla escadaria de madeira que pode funcionar como um auditório.
As salas de aula, escritórios e banheiros estão alojados em estruturas semelhantes a cabanas agrupadas sob um dossel arqueado de andaimes pintados de amarelo, revestidos com policarbonato translúcido.
[pic 4][pic 5]
Escola antes:
O projeto surgiu quando Baan visitou a Kibera Hamlets School, que oferece educação às crianças apesar de não ter drenagem, banheiros, eletricidade ou teto adequado para evitar a chuva freqüente. A escola é cercada por pilhas de lixo e tem um esgoto aberto correndo ao lado de suas salas de aula.
[pic 6] [pic 7]
Fonte: https://www.dezeen.com/2016/02/11/selgascano-kibera-school-pavilion-louisiana-art-museum-copenhagen-kenya-nairobi-slum-humanitarian-architecture/
3.3 Análise da obra escolhida por meio dos princípios de composição (segundo autores como Ching, Pause & Clark, Simon Unwin, Reis ou outros) e sua relação com o entorno. Observar ainda: sensações que o espaço gerado provoca: materiais, texturas e impressões visuais; significado da obra e simbologia; linguagem arquitetônica.
3.4 Síntese dos estudos: deve incluir o ponto de vista da equipe através de um posicionamento crítico em relação a obra do arquiteto analisado, a escolha de uma palavra conceito que simbolize a obra e uma justificativa da escolha desta palavra. A palavra escolhida, pode ainda ser ilustrada com obras arquitetônicas de outros autores que traduzam o mesmo significado
...