A Modernidade e Pos Modernismo de David Harvey
Por: brunao1234 • 21/9/2022 • Projeto de pesquisa • 276 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
TEXTO 2 - MODERNIDADE E MODERNISMO
Neste fichamento serão abordados os pensamentos de David Harvey retratados no capitulo 2 – ‘’Modernidade e modernismo’’ de ser livro ‘’Condição Pós-Moderna’’, o qual tem como objetivo discutir a respeito da passagem da modernidade para a pós modernidade, as quais envolveram mudanças culturais e político-econômicas.
O autor explica que a vida moderna é caracterizada por tamanha efemeridade e mudança, a ideia de moderno deu-se a partir de usar o acumulo de conhecimento gerado por muitas pessoas trabalhando livremente e criativamente em busca da emancipação e do enriquecimento da vida cotidiana. Harvey cita alguns nomes de importantes arquitetos modernistas como Mies Van der Rohe, Le Corbusier com sua ideia de cidade maquinista e Bermam, o qual, acredita que a modernidade é uma experincia da vida, onde ser moderno é estar no ambiente com aventura, poder, alegria, transformações e crescimento urbano.
Nota-se que o movimento modernista, com suas fases, principalmente no período alto, teve tendencia positivista no período entre as guerras, com a inlfuencia do Circulo de Viena, se estabeleceu uma nova filosofia, que por sua vez, contribuiu para a chegada de um novo estilo que seria compatível com as práticas da arquitetura-modernista. David Harvey explica que na arquitetura do pós-modernismo as construções deveriam ser destinadas a todas as pessoas.
Sendo assim, Ele organiza o seu livro desta forma, discorrendo sobre como se deu a transição da modernidade à pós – modernidade, estabelecendo a importância da relação entre os dois movimentos e destacando as características de um e de outro. Como Harvey mesmo coloca, para entendermos a nova maneira de experimentarmos o tempo e o espaço é necessário compreendermos estes dentro da organização
...