A ORIGEM DA ARQUITETURA MODERNA E DO DESIGN
Por: Gabriel Salomão • 29/10/2017 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 742 Visualizações
UNIUBE - UNIVERADE DE UBERABA– ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO UBANISMO E DO PAISAISMO I
PROFESSOR: ANDREIA DE FREITAS LOPES
ALUNO: GABRIEL CARVALHO DE ALMEIDA
DATA:23/10/2017
PEVSNER, NIKOLAUS – ORIGEM DA ARQUITETURA MODERNA E DO DESING. MARTINS EDITORA
ART NOUVEAU
O termo Art Nouveau vem da loja S. Bing aberta em Paris, já o termo em alemão surge a partir de um jornal em 1896. Mas o estilo ainda é anterior a isso, devido a casa de Victor Horta projetada em 1892 construída no ano seguinte em Bruxelas. Contudo, as origens desse movimento estão nos anos de 1883-1888.
O livro faz uma ordem cronológica sobre o movimento, seu início com a tipografia, estampas de tecidos, tapeçarias, nesse campo temos como principal exemplo Arthur H. Mackmurdo, podemos citar a página de rosto de seu artigo sobre igrejas, uma folha inteira com elementos do Art Nouveau.
Agora em um contexto diferente, temos os trabalhos com vidrarias, Pevsner comenta sobre os vasos de vidro de Emili Gallé, e comenta também sobre outros artistas do ramo como: Eugène Rousseau, Ernest Baptiste Leveillé. Seguindo sempre um padrão rabiscado e sem simetria, remetendo a elementos da natureza em suas obras de vidro.
Em seguida temos o ramo das cerâmicas com Gauguin, que tem seu início na carreia como pintor e depois migra para a área do artesanato fazendo grandes trabalhos com cerâmica. Também temos a participação do dinamarquês Thorvald Bindesboll se destacando no trabalho com pratos de cerâmicas. Thorvald se tornou o caramista mais original de sua geração.
Alfred Gilbert outro artista da época, vai focar seu trabalho em moldar metais em suas peças. Fazia esculturas em metais preciosos em escalas menores e nas maiores utilizava o cobre. Suas figuras remetem algo grotesco adensado como lava. Um outro artista que irá se destacar também no ramo, será Antoni Gaudí, citando por exemplo, seu tralho nos tímpanos do Palácio Güll.
De acordo com o livro a fonte de inspiração dos artistas Art Nouveau será as temáticas da natureza, de início se idealiza a utilização das formas naturais o mais verídico possível já que o naturalismo estava em alta nesse período. Logo em seguida surge uma corrente mais abstrata e que irá ganhar força no futuro próximo.
As joias também foram de grande importância para o movimento, René Lalique, que traz em suas obras mais uma vez os elementos da natureza, como libélulas, borboletas, flores. Outro grande representando é Wilhelm Lucas von Cranch. As joias eram sempre encrostadas com pedras precisas ou semipreciosa e perolas.
Temos agora o usa da madeira, apesar de não ser um material tão maleável, foi bastante usada no Art Nouveau na parte de mobiliários, era um trabalho árduo, tendo que entes fazer esculturas em argilas para depois trabalhar com a madeira. Os trabalhos em madeiras possuíam um equilíbrio maior e uma ressalta menor de curvas ao contrário das obras em metais e vidro.
Já em arquitetura, o autor fala do maior problema, se realmente existiu arquitetura Art Nouveau. Muitos se discutiam que o Art Nouveau foi apenas uma moda de decoração, encontra partida a essa posição, Pevsner cita algumas obras como o Atelier Elvira e a dinâmica de suas formas, cita também a casa de Victor Horta, ambas as obras com as características comuns do Art Nouveau, falta de simetria, curvas, leveza e transparência do ferro e vidro.
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