A Pesquisa Metodologia
Por: Larissa Golnik • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.118 Palavras (13 Páginas) • 344 Visualizações
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.[pic 1]
Missão: formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras.
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Professora: Elisiana Kleinschmitt
Trabalho sobre Pesquisa
Metodologia da pesquisa
Acadêmicas: Fernanda Bonilla
Larissa Golnik
8°B/ Noturno
Foz do Iguaçu/ Paraná
2018
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. PESQUISA 4
2. TIPOS DE PESQUISAS 4
2.1 QUANTO À AVALIACÃO 4
2.1.1 Pesquisa Qualitativa 5
2.1.2 Pesquisa Quantitativa 5
2.2 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 6
2.2.1 Pesquisa documental 6
2.2.2 Pesquisa bibliográfica 7
2.2.3 Pesquisa de campo 7
2.2.3.1 Observação 8
2.2.3.2 Entrevista 8
2.2.3.3 Formulário 9
2.2.3.4 Questionário 10
2.2.4 Pesquisa de laboratório 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
APÊNDICES 15
INTRODUÇÃO
Todo e qualquer artigo científico precisa algum método de pesquisa como ferramenta de desenvolvimento das hipóteses abordadas em seus problemas com o propósito de comprová-las apresentando-as em seus resultados. A escolha do método de pesquisa depende só objeto da pesquisa assim dos conhecimentos, as aptidões e das preferencias do pesquisador.
Neste trabalho abordaremos alguns conceitos sobre pesquisa e os tipos de pesquisa. Segundo esta investigação podemos também identificar, que a pesquisa parte de uma fase inicial geralmente bibliográfica, histórica ou estudo de caso; a seguir, coleta dados na realidade empírica, o que pode ser um levantamento de campo ou de laboratório; e finalmente envolve a análise, que pode ser estatística ou não. O importante é que em cada etapa sejam obedecidas as regras metodológicas específicas.
- PESQUISA
Por intermédio da pesquisa, o estudante poderá encontrar novas possíveis soluções em todo o seu alcance. O exercício do estudante não possui grande diferença da do cientista. Isso é importante, já que a universidade não poderá proporcionar todo o conhecimento possível ao estudante, precisando realizar pesquisas para o bom exercício de sua profissão (GRESSLER, 2004).
Segundo Gerhardt e Silveira (2009), se começa uma pesquisa se tiver uma pergunta, uma interrogação para o qual se procura uma solução. Pesquisar, por conseguinte, é indagar ou investigar soluções para alguma coisa. Os motivos que levam a pôr em pratica uma pesquisa cientificam podem ser motivos intelectuais e motivos práticos.
Segundo Fachin (2003), pesquisa é um processo intelectual em que a pessoa que faz a investigação tem como fim obter conhecimento através da investigação real e da procura de novas verdades sobre um acontecimento. Em relação a métodos apropriados e técnicas adequadas, o pesquisador procura informações específicas, respostas para o problema analisado.
- TIPOS DE PESQUISAS
Quando se quer desenvolver uma investigação, torna-se indispensável determinar o tipo de pesquisa a ser seguido. Os tipos de pesquisa dos objetivos do estudo e da natureza do problema. Os mesmos podem ser classificados em diferentes categorias (GRESSLER, 2004).
Os investigadores, para melhor estudar os fenômenos, buscam sempre classifica-los. Considerando não obstante, que toda classificação é susceptíveis a criticas. A pesquisa consegue ser classificada de muitas formas e pelo meio de critérios que variam segundo as diferentes perspectivas (CIRIBELLI, 2003).
Segundo Oliveira (2002), para a obtenção de dados existem vários tipos de pesquisas, que possuem a função de explicar e conhecer os feitos que acontecem nas mais variáveis manifestações, a partir de uma serie de interrogações.
2.1 QUANTO À AVALIACÃO
De uma forma geral, todo meio de coleta de dados e informações são adquiridos por meio de algum critério. Para as pesquisas, suas características são baseadas em levantamentos, podendo citar de um modo geral, seus objetivos de coleta de dados (GIL, 2002).
Com sua incansável busca pelo saber, o homem ao se deparar com dados questiona a realidade em todas as suas formas. A cada descoberta deparam-se com distintas informações e focos característicos de um objeto de estudo, assim sendo de forma natural, pois existem inúmeros tipos de pesquisas e dentro de suas especificações são abrangentes (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).
Segundo Parra Filho e Santos (2001), o momento inicial da vida daquele que pretende desenvolver um trabalho de pesquisa é a definição do assunto. Em se tratando de um historiador com uma boa formação acadêmica, várias ideias tendem a surgir. Outras vezes é a própria vivencia em determinados ambientes que leva o pesquisador a interessar-se por fatos e acontecimentos importantes, a fim de encontrar explicações ou soluções.
2.1.1 Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa é de particular importância ao aprendizado das interações sociais devido ao aumento das esferas de vida. Esse aumento requer uma nova percepção para a aprendizagem empírico das perguntas (FLICK, 2009).
...