A Resenha Resolução nº21 CAU
Por: Mariana Venturini • 17/10/2018 • Resenha • 412 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
TOMAZ, Paulo Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, ano VII, v. 7, n. 2, maio/ago. 2010.
Paulo Cezar Tomaz, autor do artigo trás sua percepção acerca da preservação do patrimônio cultural, sua valorização, e a importância que o estudo promove dentro de um determinado grupo social buscando compreender a preservação em esfera pública e nacional.
O artigo se integra em 12 páginas, sendo parte da Dissertação de Mestrado em História defendida na Universidade Estadual de Maringá.
Inicialmente o artigo resume a importância do patrimônio histórico e cultural, seja ele, em edificações, lugares ou monumentos, como lugares de memória, que carrega junto a eles a identidade de um povo e suas características que mesmo que passadas, se fazem presente no momento em que se é visitado de forma com que nos faz reviver o acontecido.
O Autor destaca ainda que dessa forma é criado uma memória coletiva que é passada de geração em geração, onde se contribui para manter a história de um lugar viva por meio de narrativas com uma mesma base reforçada com o tempo. E que essa atitude junta os cidadãos com uma mesma origem, e traz um aspecto familiar.
O autor mostra também a falta de importância dada aos bens históricos e a preservação pelo homem moderno, onde se vê o histórico como algo velho e ultrapassado, sem valor, preferindo assim demolir o velho e construir o novo por motivos comerciais, em sua maioria das vezes.
O Brasil só teve uma regulamentação adequada de proteção aos bens culturais após o decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, quando se tem a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, definido como:
O conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico
Porém, ainda existe uma preocupação com a preservação do patrimônio cultural que engloba todo o sítio histórico e as pessoas pertencentes.
O autor abordou de forma clara e objetiva a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico expondo no artigo citações que ajudam na compreensão da ideia de forma clara, e em alguns momentos se mostrando parte do parte do propósito como se vivesse em um sítio histórico mostrando seu olhar com propriedade.
Mariana Venturini
Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vila Velha – ES
...