A TEORIA DA AQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO
Por: danilosbindio • 3/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.304 Palavras (10 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANCA
TEORIA DA AQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO
-EURITMIA-
[Medicina] Regularidade das pulsações, em oposição à disritmia.
[Artes] Forma de dança coreografada que tem como tema a linguagem poética e musical.
DANILO DE SOUZA BATISTA
FRANCA -SP 2021
Entretanto em leituras analíticas pausadas e compassadas, para maior absorção do conteúdo, cheguei em algumas conclusões que descreverei abaixo:
A melhor maneira que encontrei pra descrever algo tão majestoso e complexo, foi do limiar ao atual, espiritual e científico.
A euritmia é uma forma de dança em grupo ou solística sobre uma linguagem poética em verso ou prosa. Desenvolvida a partir de 1912, Ela ladeia no conhecimento do ser humano e do mundo , como apresentado na Ciência Espiritual de Rudolf Steiner.
Argos, Polykleitos (440 A.C.), já descrevia o nome como um equilíbrio de forças atuantes no corpo humano, ritmo equilibrado belo e harmonioso.
Vitruv (25 A.C.), outrora utilizava o conceito relacionando-o com a harmonia de construir, beleza e equilíbrio.
Época Clássica de Weimar (1786-1832), surge a arte de se movimentar Antroposófica, definido por Herder como “ordem benfazeja de um centro em relação a dois extremos". Passa a revelar um acontecimento Plástico-Musical, o bailar de forças resultantes no ritmo de belas melodias.
Em 2016 publicado em um canal do youtube , SAPS secretária de atenção primária a saúde , Maria Elizabeth Canelada- Terapeuta eritmista , nos mostra a importância de tratamentos alternativos pra diversas doenças . No decorrer do vídeo ela descreve a euritmia como uma fisioterapia pra alma, onde não a vê como abstrata e sim uma fala visível, uma expressão de fala com todo o corpo, assim consegue encontrar qual a parte deficitária para o tratamento.
2019, o canal do youtube – Conversas da alma , em entrevista com o Dr Vitor Navalho, cujo o tema era Ciência do futuro, expôs conhecimentos de uma forma simples e didática onde , viajando mais a fundo sobre o tema proposto e essa nossa incerteza do amanhã me deparei com um livro “EURITMIA - Complexidade e Racionalidade numa Perspetiva Interdisciplinar, que faz todo sentido como conclusão e reflexão ; “O mesmo projeto tem também como ambição incluir as Artes, entendidas como uma forma de conhecimento onde a sensibilidade estética é um atributo fundamental para a compreensão do mundo. Estamos profundamente convencidos de que uma estreita cooperação entre os diversos saberes humanos não só beneficiará o conhecimento em geral, como contribuirá para uma melhor compreensão de cada domínio. O conceito básico comum que interliga todas estas múltiplas e interdependentes formas de conhecimento é o chamado Princípio da Euritmia. Trata-se de um princípio genético de coerência, de bom ritmo, onde se assume que todos os sistemas na Natureza adoptam, em média, no seu devir, os comportamentos que promovem a sua persistência. A aplicação do Princípio da Euritmia ao entendimento das interações complexas conduz, de forma natural, aos conceitos de coerência e de sincronização relativa entre os ritmos dos diversos sistemas. Daí resulta a ideia de que a cooperação e a harmonia constituem conceitos fundamentais para uma melhor compreensão dos fenómenos naturais. Embora as primeiras expressões do Princípio possam ser encontradas na antiguidade clássica, a sua formulação moderna surge, apenas recentemente, na física quântica não linear, onde o Princípio se revelou particularmente útil para ultrapassar os paradoxos colocados pela Mecânica Quântica ortodoxa. Cremos que com as reformulações adequadas, o Princípio da Euritmia pode ser aplicado nos contextos próprios de outras ciências, tornando assim possível apreender a Unidade da Physis, a Unidade da Natureza, em toda a sua riqueza e diversidade.
Bibliografia :
https://www.researchgate.net/publication/321758176_EURITMIA_-_Complexidade_e_Racionalidade_numa_Perspetiva_Interdisciplinar
https://www.youtube.com/watch?v=zv06iB0k8wo
https://www.youtube.com/watch?v=KLZv3cYkjJg
http://www.sab.org.br/portal/euritmia/91-euritmia
[pic 2]
Euritimia
RAUL
Euritmia é uma expressão artística em forma de dança. É tida como a tradução da
poesia e da musica em movimentos. O filósofo e pesquisador austríaco Rudolf Steiner
(1861-1925) juntamente com a jovem Lori Meyer-Smits. A mãe de Lori queria que a
filha seguisse a carreira como ginasta, mas o filósofo Rudolf Steiner convenceu a jovem
de participar do estudo do novo movimento que ele estudava e que mais tarde
passaria a ser chamado de Euritmia.
A proposta era estudar e pesquisar o movimento intrínseco da linguagem poética e da
música, como elas são expressadas através da fala no desenvolvimento dos sons e os
sentimentos que elas passam e transpor essa sutileza para a linguagem corporal da
dança.
[pic 3]
A palavra Euritmia, entretanto, fora cunhada muito tempo antes de Steiner e Smits,
desde a Era Clássica na Grécia. O escultor Polykleitos (440 a. C.) define em sua obra
Kanon extensamente o conceito “eurythmia” como o equilíbrio de forças atuantes no
corpo humano; eu-rhythmós – o ritmo equilibrado, belo, harmonioso é uma categoria
estética oculta das Artes Plásticas. O arquiteto romano Vitrúvio (25 a.C.) definiu
“euritmia”, relacionando-o com a harmonia da arte de construir. Na Época Clássica de
Weimar (1786-1832) surge novamente o nome Eurythmie, cujo conceito é definido por
Herder como a “ordem benfazeja de um centro em relação a dois extremos”.
...