TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO I

Por:   •  21/3/2022  •  Exam  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

AVALIAÇÃO/ATIVIDADE P2(4 pt)

DISCIPLINA: TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II

5º SEMESTRE - A         ANO:                                                 DATA:

PROFESSOR:

ACADÊMICA (O):                                RGM:

Orientações: A avaliação é totalmente reflexiva, dependendo da compreensão de cada aluno, de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula, bem como do juízo crítico individual e de seu conhecimento prévio. As questões dissertativas devem ser respondidas em no mínimo 4 linhas e as questões objetivas só possuem uma resposta correta e deverá ser respondida com uma marcação no texto da resposta correta.

Questão 01 – Leia o texto abaixo sobre a cidade de Corumbá e responda a questão:

“Marcada pela presença estrangeira em decorrência das atividades comerciais desenvolvidas em seu porto, Corumbá recebia seus novos moradores e as influências culturais trazidas, principalmente, de países europeus, como a Itália, França, Alemanha, Portugal e outros. Aos poucos as influências culturais e arquitetônicas dos países dos novos moradores se incorporavam a própria cidade. Assim, surgiam imponentes edifícios públicos e comerciais, com características singulares e estilos arquitetônicos diferentes que marcam duas regiões diferentes da cidade, a primeira é a parte baixa, conhecida como Casario do Porto, cravada na encosta com construções do final do século XIX e início do século XX e a segunda é a parte alta, região superior da encosta, com construções do início do século XX.” (DOS SANTOS, 2018, p. 48)

Com base nas informações sobre a cidade de Corumbá e suas características urbanas, bem como as ações e programas de revitalização, nos quais a cidade foi beneficiada, julgue os itens abaixo:

I - Após a guerra do Paraguai, a cidade foi reconstruída de forma planejada e amuralhada, seu desenho em quadrículas e a forma de uma fortificação militar atenderam ao plano estratégico de se constituir em uma base militar para garantir a defesa da fronteira contra as invasões e a partir de então, até os dias atuais, a cidade mantém o mesmo modelo de malha viária, só que agora ultrapassando seu desenho primitivo e sem as muralhas que a cercavam;

II – O Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Urbano – Monumenta, enfatizou nas intervenções em espaços públicos e imóveis privados. Em Corumbá, o programa promoveu a transformação da orla fluvial, de forma que associou a intervenção urbana ao apoio a restauração de imóveis privados, estimulando as atividades de caráter turístico;

III - Em 2013, de forma até então inédita na história das políticas de preservação, o Ministério do Planejamento autorizou a criação de uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan, dando origem ao PAC Cidades Históricas. Em Corumbá foram selecionadas 10 ações que visam intervir em espaços públicos e em edifícios de valor histórico-cultural;

IV - Em 1993 o Conjunto Histórico, Arquitetônico e Paisagístico do Casario do Porto Geral de Corumbá foi tombado pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Processo nº 1182-T-1985). Esse Conjunto Arquitetônico está inscrito no Livro Histórico, no Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico e no Livro de Belas Artes.

É correto apenas o que se afirma em:

A) I, II, III e IV

B) Apenas I

C) I e IV

D) I, II e III

E) Apenas II

Questão 02 – “Parques Lineares- constituem-se espaços livres, que cortam a malha urbana de um modo radical, isolando e separando segmentos diversos. Tornam-se comuns a partir dos anos de 1990, na medida em que a sua criação é indicada por inúmeros planos diretores, fato que leva ao surgimento de inúmeros novos logradouros, ou ao menos a criação de estoques de terras para a criação de futuros parques.” (MACEDO, 2012, p.163).

Sobre os parques lineares de Campo Grande assinale a alternativa correta.

A) O projeto da Orla Morena possui em média 900m lineares e abrange desde a Avenida Afonso Pena até a Avenida Mato Grosso, os trilhos de trem foram mantidos e a intervenção está dentro da área de entorno e adentra na poligonal de tombamento do Complexo Ferroviário, passando por trilhos e viadutos ferroviários também tombados. A Orla Morena é composta por ciclovias, áreas de descanso e convívio, bancos, lixeiras, iluminação e paisagismo. O projeto inseriu vagões de trem reformulados, dotados de cozinha e banheiro para venda de comidas e bebidas, além de calçadão.

B) A Orla Ferroviária vingou enquanto projeto de revitalização em decorrência de vários fatores, pois a falta de segurança e a sensação de enclausuramento da área foram solucionadas com a reversão dos fundos dos lotes das residências e dos comércios, investimento em iluminação e arborização apropriadas, além do trabalho multidisciplinar realizado para o enfrentamento aos problemas sociais e de saúde pública com os usuários de drogas e com os moradores em situação de rua.

B) Os parques lineares de Campo Grande possuem características muito parecidas, pois os projetos executados foram satisfatórios e atenderam aos anseios de um parque e sua reverberação atinge as áreas circunvizinhas. A apropriação de áreas anteriormente degradadas pela população é de suma importância e isso é percebido tanto no parque linear Orla Morena quanto na Orla Ferroviária.

C) O parque linear Orla Morena trouxe a valorização e reativação de uma região degradada da cidade, mais que um projeto de urbanização houve uma apropriação do espaço pela população. O parque é frequentado por moradores de todas as regiões de Campo Grande que hoje se apropriam dos espaços de lazer e esporte, realizam suas compras numa feira de rua que ocorre semanalmente nesse espaço e participam de atividades culturais que frequentemente ocorrem na área;

E) O projeto da Orla Ferroviária como um todo abarca quase 3 km de parque ao longo do antigo percurso do trem e sua faixa de domínio. O projeto passa por regiões que estão fora da área tombada pelo Iphan e adentra na poligonal de tombamento. O projeto contou com a criação de novos acessos interligando as duas regiões da cidade, manutenção da arborização existente e implantação de outras espécies, pista de caminhada, ciclovias, áreas de descanso e convívio, pista de skates, local de ginástica e playground. Ao longo do parque foi introduzida uma sequência de pórticos que dão o ritmo ao percurso, além de contar com acessibilidade, bancos e lixeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com