A TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
Por: Rebeka Nunes • 19/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.294 Palavras (14 Páginas) • 383 Visualizações
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS - MULTIVIX[pic 1][pic 2]
ARQUITETURA E URBANISMO
ANA PAULA CORRÊA FAGUNDES
BIANCA FERREIRA SALVADOR
GABRIEL RIGAMONTE DALMONECH
LORENA MOSCHEM M. DA LUZ
MURILO FUNDÃO SANTOS NETO
REBEKA PEREIRA NUNES
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I[pic 3][pic 4][pic 5]
LE CORBUSIER
SÃO MATEUS
2017
ANA PAULA CORRÊA FAGUNDES[pic 6]
BIANCA FERREIRA SALVADOR
GABRIEL RIGAMONTE DALMONECH
LORENA MOSCHEM M. DA LUZ
MURILO FUNDÃO SANTOS NETO
REBEKA PEREIRA NUNES
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I
LE CORBUSIER
Trabalho apresentado ao 1º Período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus - MULTIVIX, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I.
Orientador: Professor Diego Bastos.
[pic 7]
SÃO MATEUS
2017
SUMÁRIO[pic 8]
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 METODOLOGIA DE PESQUISA..............................................................................5
3 HISTÓRIA DE LE CORBUSIER...............................................................................6
4 OBRAS DE LE CORBUSIER...................................................................................8
4.1 UNITE D´HABITATION DE MARSELHA……………………………………………..8
4.2 CONVENTO SAINTE MARIE DA TOURETTE………………………………………9
4.3 VILLA SAVOYE....................................................................................................10
4.4 UNITÉ D’HABITATION DE BERLIM....................................................................11
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
6 OPINIÃO DO GRUPO.............................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará um pouco sobre a arquitetura moderna e um dos seus grandes representantes. Com as inovações técnicas que começaram a surgir no fim do século XIX, a Arquitetura moderna começou a surgir. A revolução industrial possibilitou a utilização do ferro de uma maneira nunca vista antes no meio das construções. Aços, concreto armado e outros materiais começaram a possibilitar aos arquitetos novas e inéditas construções, fazendo que esse estilo se tornassee completamente diferente dos que já foram criados ou vistos. Os pioneiros dessas construções foram os engenheiros, criando arranha-céus como a famosa Torre Eiffel de Paris.
As formas geométricas, simples, desprovidas de ornamentação é o que melhor caracteriza a Arquitetura moderna. Se valoriza muito a utilização dos materiais em sua essência, como o concreto aparente, com a perda o reboco e da pintura.
Nessa arquitetura as diferenças variam quase de arquiteto para arquiteto e pode-se notar semelhanças regionais, como é o caso de Frank L. Wright (1867-1959), Walter Gropius, Le Corbusier (1887-1965), Oscar Niemeyer (1907-), Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), Alvar Aalto (1898-1976), que apresentam características claramente distintas e próprias.
De modo geral, os arquitetos dessa época podem se dividir em dois grupos, que são os organicistas, que acreditavam que assim como um organismo vivo precisa crescer a partir do seu meio, deve partir da função para a forma, assim olhando para uma construção fica mais fácil saber para que ela foi criada, ideia que foi começada por Frank L. Wright. E os funcionais, como Le Corbusier, que diz que, “por lei, todos os edifícios deviam ser brancos”, criticando qualquer tipo de ornamentação e que a obra deve ser só funcional, porém, nos dois tipos, a forma está em harmonia com a função.
Le Corbusier foi um dos grandes arquitetos do século XX. Suas obras foram de imensa importância para a arquitetura, o uso de novas formas e materiais fizeram com que sua arquitetura ganhasse um novo rumo. Preocupava-se com as organizações das cidades e questões urbanísticas. Projetou o Le Modulor, que foi um conjunto de estudos que visou ajudar o homem e suas atividades, criando assim o conceito de ergonomia. Ele nomeou a casa como “máquina de morar”. Sua ideia pode ser verificada na capela de Ronchamp, na França. A maior e mais complexa invenção do homem, a cidade, passa agora a ser projetada de forma integral, e não há nada mais notável do que a construção das cidades de Chandigarh, na Índia, por Le Corbusier e Brasília, no Brasil, por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
A sua influência se estendeu ao urbanismo, onde defendia que a cidade do futuro, na sua visão, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentados sobre pilotis, deixando o terreno fluir sob a construção, formando algo semelhante a parques de estacionamento. Desenvolveu e defendeu os cinco pontos de sua arquitetura que eram: planta livre, fachada livre, janela em fita, terraço jardim e o pilotis.
Suas principais obras são a Villa Savoye, na qual aplicou seus cinco pontos, e as Unidades de Habitação em Berlim, onde estabeleceu a prática da construção modular, possibilitando ao arquiteto estudar as proporções humanas aplicadas ao projeto de edificações.
Para complementar este trabalho, foi realizada a pesquisa com a opinião do grupo sobre o assunto, afim de expor o conhecimento adquirido com as pesquisas e leituras de livros e endereços eletrônicos, que possibilitaram a realização deste.
2 METODOLOGIA DE PESQUISA
Neste trabalho, foram utilizadas várias formas de pesquisa para deliberar os assuntos tratados. Entre elas podemos citar a pesquisa bibliográfica, onde os integrantes realizaram consultas em livros ofertados na biblioteca da faculdade; e a pesquisa por meio de sites acadêmicos da internet, que ajudaram a complementar as ideias já adquiridas na leitura dos livros.
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