A ÉTICA E CIDADANIA
Por: daudtamaro • 17/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 302 Visualizações
SOER
CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES
ANA PAULA DAUDT AMARO RIBEIRO
MATRÍCULA Nº 9213/2014
TURMA C.T.E. - 038
ÉTICA E CIDADANIA
SORRISO – MT
2014
INTRODUÇÃO
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade.
CONCEITUAÇÃO E ORIGENS
A ética tem varias definições e conceitos. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. "Ethos; ética, em grego; designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda." LEONARDO BOFF, A Águia e a Galinha. A ética é um comportamento social, ninguém é ético num vácuo, ou teoricamente ético. Quem vive numa economia a ética, sob um governo antiético e numa sociedade imoral acaba só podendo exercer a sua ética em casa, onde ela fica parecendo uma espécie de esquisitice. A grande questão destes tempos degradados é em que medida ética pessoal onde não existe ética social é um refúgio, uma resistência ou uma hipocrisia. Já que ninguém mais pode ter a pretensão de ser um exemplo moral sequer para o seu cachorro, quando tudo à sua volta é um exemplo do contrário. - Luis Fernando Veríssimo “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.” (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7) O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).
ÉTICA E EDUCAÇÃO
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Vivemos, em uma civilização que busca por qualidade de vida, igualdade, liberdade e muitos outros valores prioritários.
Os processos científicos e tecnológicos permitiram a influência da sociedade em níveis sem precedentes. A qualidade de vida passou a considerar a importância da preservação do meio ambiente, fato inédito na escala em que hoje se observa.
Para o êxito de uma civilização, é necessário que exista um desafio e uma resposta positiva a esse desafio, que leva a um progresso da sociedade. E qual seria a resposta positiva mais adequada para este desafio?
A resposta está na ética e na educação. Não na educação puramente intelectual, mas na educação que respeita os princípios éticos e morais. É necessário que cada um não apenas conheça e defenda seus direitos, mas que aceite um alto nível de exigência pessoal, pelas obrigações, pela responsabilidade e pela noção do dever.
Todos os principais valores da nossa sociedade, qualidade de vida, justiça, igualdade, liberdade, emancipação, ética e todos os demais pressupõem educação, no sentido mais amplo.
Se não dermos a devida ênfase à educação, estaremos pondo em risco a própria democracia: Não há democracia sem democratas, não há democratas sem cidadãos esclarecidos, não há cidadãos esclarecidos sem educação.
A IMPORÂNCIA DA ÉTICA
Nenhuma sociedade pode sobreviver e progredir sem um conjunto de princípios e normas que defina o tipo de comportamento socialmente aceito como ético. Deveríamos pautar nossas ações pela escola dos princípios universais, que se baseia na existência de valores válidos em qualquer cultura e situação como a honestidade, e equidade, a justiça, a liberdade de consciência, o direito à segurança e o de propriedade. Sob esse enfoque, os princípios tornam-se mais importantes do que suas consequências: se uma ação ou decisão viola um desses princípios, ela é antiética, mesmo que não prejudique ninguém.
A ÉTICA NO TRABALHO
A ética está ligada a verdade e este é o primeiro passo para aproximar-se do comportamento correto. No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluía em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito. A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos entre outros membros da comunidade em geral. A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
...