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A ÉTICA E LEGISLÇÃO

Por:   •  12/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

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[pic 1]UNESC

Faculdades Integradas de Cacoal

Mantidas pela Associação Educacional de Rondônia

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ARQUITETURA E URBANISMO 10° Período

PROFESSORA: CAMILA MIRA LIMA

ALUNA: CAMILA CARVALHO BASTOS

O PENSAMENTO ÉTICO FILOSÓFICO: DA GRÉCIA ANTIGA Á IDADE CONTEMPORÂNEA

Antonio Wardison Canabrava da Silva

QUADRO 01 – QUADRO DO PERIODO DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO SOBRE ÉTICA.

IDADE ANTIGA

IDADE MÉDIA

IDADE MODERNA

IDADE CONTEMPORÃNEA

ESCRITA

QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

QUEDA DE CONSTANTINOPLA

REVOLUÇÃO FRANCESA

SÓCRATES

PLATÃO

SÊNECA E EPITELO

EPICURO E TITO

Agostinho Tomás de Aquino

GALILEU

NEWTON

DESCARTES

HOBBES

KANT

HEGEL

MARX – NIETZCHE

FREUD – HEIDEGGER

RICOUER – EDMUND

HUSSEL – SHELER

KIERKEGAARD – SARTRE

S. PEIRCE – MOORE

WITTGENSTEIN

KARL-OTTO APEL

JÛRGEN

HABERMAS

A reflexão ética do mundo ocidental se iniciou na Grécia antiga, quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais. Sábios e retóricos gregos que vendiam seus ensinamentos filosóficos, atuando como professores, os sofistas rejeitaram o fundamento religioso da moral, considerando que os princípios morais são resultado das convenções sociais.

Nessa mesma época Sócrates racionaliza a ética e preconiza uma concepção do bem e do mal e da área (da virtude).

Platão, a ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafisica e da sua doutrina da alma.

Assim como Platão. Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na Polis. Teoriza a máximas dos gregos: ‘nada em demasia’.

Estagirita o homem deve cultivar a ‘justa medida’ que é o compêndio das virtudes éticas, ela qual são administrados os impulsos e as paixões.

Agostinho e Tomás de Aquino resgatam a filosofia Grega e suas vertentes latônica e aristotélica e submetem-na a um processo de cristianização. Agostinho desenvolve uma ideia teológica nas categoria de ordem e de fim. A ordem é atribuída em um significado oncológico e ético que se articula à ideia de fim.

Tomás de Aquino foi influenciado por esta ideia agostiniana, e procurou desenvolvê-la na ideia de ato, pela qual se dá a perfeição do ser em sua ordem. Sua estrutura ética é ´rescrita por três expoentes conceituais: a estrutura do agir ético, a estrutura da vida e a realização histórica da vida ética.

Já Já na Modernidade, a Ética se estrutura dentro de uma corrente Racionalista. O homem torna-se o centro das reflexões, enquanto que a religiosidade perde prestígio diante da ciência moderna, como as ciências desenvolvidas por Galileu e Newton.

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