ANÁLISE DO PERIGO DE INCÊNDIO
Por: aclarabomfim • 26/10/2016 • Resenha • 736 Palavras (3 Páginas) • 357 Visualizações
ANÁLISE DO PERIGO DE INCÊNDIO: um estudo de caso na comunidade de Amorim – Manguinhos/Rio de Janeiro
LUCENA, R. B. et al. Análise do perigo de incêndio: um estudo de caso na comunidade de Amorim- Manguinhos/Rio de Janeiro. Risco: Revista de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, 2013 (artigos e ensaios). Disponível em <http://www.iau.usp.br/revista_risco/Risco17-pdf/02_art04_risco17.pdf> Acesso em 05 de out. 2015.
Renata Batista Engenheira Civil e mestrando de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brena Miranda Estudante de Arquitetura na Universidade de Caxias do Sul (USC), Eloisa Maria Arquiteta e mestranda de Engenharia Civil da UFRGS, Alexandra Passuello e Cristiane Pauletti Engenheiras Civil e professora doutora da UFRGS, Luiz Carlos Engenheiro civil e professor PhD da UFRGS.
No artigo “Análise do perigo de incêndio: um estudo de caso na comunidade de Amorim” publicado na Revista de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, Risco, têm como objetivo identificar as deficiências encontradas em relação à segurança de incêndio. O estudo foi realizado na Comunidade de Amorim, no município de Manguinhos – RJ, apresentando um Mapa de Perigo de Incêndio.
O artigo encontra-se dividido em 11 partes. A primeira é a introdução, na qual a autora contextualiza a história e informações sobre a Comunidade Amorim, além de discorrer sobre as fortes tragédias de incêndios em assentamentos precários no Brasil, e situações e fatores que influenciam na ocorrência e propagação de incêndio. Na segunda parte, Assentamentos precários, definem e configura o que é o mesmo, segundo referências apresentadas, depois inicia a fundamentação teórica apresentando uma abordagem sobre a segurança contra incêndio (SCI), que visa o controle e propagação de um incêndio para a prevenção do fogo nos condicionantes arquitetônicos e urbanísticos, como um dos pilares que colaboraram com a segurança das edificações, bem como do espaço urbano. Principia fazendo levantamento do perigo de incêndio relacionado à acessibilidade interna, edificações, instalações e redes elétricas e à explosão e combustão, pois dificulta à fuga dos moradores, resgate de vítimas e combate ao fogo, propicia à propagação do fogo, retenção da fumaça, choque elétrico e sobrecarga da rede elétrica e curto circuito, facilitando o inicio do incêndio e explosão. Os conceitos e as finalidades a que se propõe é fazer um Mapa de Perigo de Incêndio de Amorim, sendo este uma ferramenta importante na identificação e qualificação da percepção de risco local e, por fim, apresenta soluções para reduzir o perigo em cada situação pontuada, enfocando no tema segurança contra incêndio.
Por meio da pesquisa, os autores poderão constatar que a incidência dos incêndios é cada vez mais freqüente por conta dos assentamentos precários, que foram produzidos a partir de uma ocupação espontânea e desordenados. Esses incêndios tornam ainda mais agravantes por conta da grande maioria das edificações serem muito próximas e em geral feitas de matérias altamente combustíveis, além disso, essas edificações possuem acessos muito estreitos que prejudicam a ação dos bombeiros no combate ao incêndio, dificultam as rotas de fuga para evacuação.
No entanto, a circunstância
...