ARQUITETURA E URBANISMO SESC – PRESIDENTE ALTINO
Por: Ju Ribeiro • 22/10/2019 • Monografia • 3.545 Palavras (15 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
SESC - PRESIDENTE ALTINO
OSASCO
2010
ARQUITETURA E URBANISMO
SESC – PRESIDENTE ALTINO
Trabalho final de graduação apresentado à comissão julgadora da Universidade Bandeirante de São Paulo para obtenção do grau de bacharelado em arquitetura e urbanismo.
Orientador (a): Profª Cristina Ortega
OSASCO
2010
[pic 1]
Dedico este trabalho a todos aqueles que estiveram ao meu lado durante toda essa jornada. Aos meus pais que me ensinaram desde muito cedo a correr atrás dos meus objetivos, aos professores que gentilmente partilharam seus conhecimentos comigo.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, por ter me dado forças para subir mais um degrau em minha vida.
Agradeço a minha família, que nos momentos de angústias e dificuldades sempre estiveram ao meu lado me apoiando e incentivando. A minha orientadora, Professora Cristina Ortega, pelo seu apoio, compreensão e empenho e por dividir conosco seus conhecimentos.
RESUMO
RIBEIRO, J. M. R. Projeto urbanístico e arquitetônico na região de Presidente Altino. 2010, 00f. Trabalho final de graduação (TFG) Universidade Bandeirante de São Paulo, Osasco, 2010.
Neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa sobre a área central de Osasco, especificamente no trecho que compreende o bairro de Presidente Altino, que contribuirá para elaboração de um plano urbanístico, por meio de documentos e levantamentos históricos. Para melhor entendimento da área foi necessário o levantamento de alguns dados do local como gabarito, estado de conservação das edificações, tipos de vias, fluxo das vias, transporte público, equipamentos e mobiliário urbano, fluxo de pessoais, fluxo de veículos e levantamento das deficiências do bairro. A intenção é melhorar a infra-estrutura no bairro no que diz respeito ao esporte, cultura e lazer e utilizar de forma proveitosa o sistema viário que vem sendo subutilizado. O projeto urbano consiste em melhorar o fluxo nas vias, desativar áreas de uso industrial no bairro, retirar barreiras visuais, criar áreas de cultura, lazer e esporte para a população, melhorar o fluxo de pedestres e criar acessos do bairro para o Rio Tiête, além de melhorar o parcelamento do solo através de mudanças no zoneamento. Neste contexto, o intuito é atrair novos empreendimentos comerciais e de serviços na Avenida Henry Ford, verticalizar de forma gradativa o bairro diminuindo a ocupação do solo e liberando o térreo das edificações. O projeto prevê melhorias significativas na infra-estrutura para atender a nova demanda na região.
Palavras-Chave: Centro Cultura – Esporte – Lazer.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- HISTÓRICO
- PRESIDENTE ALTINO
- DESENVOLVIMENTO URBANO
3 LEITURA URBANA
3.1 MAPA DE LOCALIZAÇÃO
3.2 MAPA DE DIAGNÓSTICO
3.3 DIAGNÓSTICO
3.4 Área de intervenção urbana
4 DIRETRIZES
4.1 MAPA DE DIRETRIZES
4.2 DESCRIÇÃO DAS DIRETRIZES
5 ESTUDOS DE CASO URBANOS
5.1 Brasília
5.2 Proposta vencedora – BAIRRO NOVO
5.3 Concurso Nacional de Idéias para a estruturação Urb e Paisagística
das Marginais dos Rios Pinheiros e Tietê
5.4 Porto Madero
5.5 Operação urbana diagonal
5.6 Operação urbana diagonal
5.7 Proposta de intervenção urbana dos arquitetos Carlos Leite de
Souza e Mario Biselli para o centro de Mauá -SP
6 PROPOSTA URBANA
6.1 MAPA DE PROPOSTA
6.2 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA
- INTRODUÇÃO
O bairro Presidente Altino localizado no município de Osasco, dentro da região metropolitana de São Paulo.
Originário de um bairro de operários e com grande influência da colônia Armênia, tornando-se um núcleo consolidado e o segundo mais populoso na época da emancipação do município.
Ocorreu êxodo devido a expansão populacional e comercial da região central de Osasco, levando os comerciantes que habitavam o bairro para outras áreas, também devido a segregação causada pela proibição de trafego sob trilhos.
A implantação de ponte e vias de alto trafego ao redor do bairro tornou o isolado por essas barreiras viárias.
Buscando a revitalização do bairro e melhoria das condições de vida, a proposta urbanística vem com o propósito de adensar o bairro, trazendo infra-estrutura de grande porte para assim promover a procura imobiliária tanto a nível residencial, como comercial e serviços.
Restabelecendo a malha viária, alargando avenidas, criando fluxo em áreas antes esquecidas e trazendo um terminal intermodal próximo a estação de trem, melhorando o acesso ao transporte público e permitindo um fluxo maior de pessoas.
O bairro foi repensado e setorizado, foram criados eixos comercias e de serviços, zonas estritamente residenciais e zona mista. As indústrias serão re-locadas para áreas estritamente industriais liberando a área para centros comerciais e institucionais. Para o desenvolvimento do setor habitacional a alteração do potencial construtivo vem a incentivar as construções verticalizadas através da especulação imobiliária, e trazendo moradias dignas para a população favelizadas.
Para tornar o bairro um bom lugar para se viver, foi proposto um parque linear nas áreas que margeiam o rio Tiete, criando transposições verdes que levam a integração junto ao rio. Na outra extremidade do bairro, a linha férrea será subterrânea para liberação do solo para mais uma área verde que também integrará aos bairros vizinhos através de transposições e bulevares comerciais, assim atendendo a demanda de serviços do bairro.
...