Acústica arquitetonica
Por: 27111955 • 8/6/2016 • Dissertação • 2.020 Palavras (9 Páginas) • 502 Visualizações
EMBASAMENTO LEGAL: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana...”, prevendo pena de um a quatro anos de reclusão e multa. (Art. 54 da lei 9.605/98)
CÓDIGO CIVIL/CAPÍTULO V: Art. 1.277 - A emissão intolerante de ruídos residenciais faculta a parte prejudicada ingressar com ação civil na Justiça contra o uso nocivo da propriedade. Do mesmo modo, poderá configurar um sério delito edilício se o responsável deixar de observar normas técnicas de isolamento acústico ao construir o imóvel.
ABNT 10.151/2000 – ambientes externos: a Resolução CONAMA Nº 01, de 08/03/90, retificada em 16/08/90, em seu artigo II, estabelece que: “São prejudiciais à saúde e ao sossego público os ruídos com níveis superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR-10.151. (Área de sítios e fazendas: 40 db diurnos e 35 noturno; área estritamente residencial ou de hospitais e escolas: 50 db diurno e 45 db noturno; área mista, predominantemente residencial: 55 diurno e 50 noturno; área mista com vocação comercial e administrativa: 60 diurno e 55 noturno; área mista com vocação recreacional: 65 diurnos e 55 noturno; área predominantemente industrial: 70 diurno e 60 noturno).
Procedimentos: medição de ruídos; Obtenção de 30 pontos com ruídos e obtenção de 30 pontos sem o ruído; transferir os pontos para a planilha; executar o laudo; notificar o proprietário; e acompanhar o trâmite do processo.
Acústica arquitetônica: Lições como a necessidade de aproveitamento das reflexões sonoras promovidas pelas superfícies e de distribuição do som dentro do ambiente não podem ser esquecidas. Atualmente, a preocupação acústica não é apenas uma questão de condicionamento acústico do ambiente, mas também de controle de ruído e preservação da qualidade ambiental.
Acústica: dados de projeto – quando se entende o som
Som: vibração de objeto – propaga no ambiente e é captado pelo ouvido urbano – propaga pelo ar. O Som pode ser percebido através dos ambientes - superfícies - meio vibrante (parede) - por menor que seja essa vibração. Vibrações se propagam pelo ar em razão de pequenas alterações provocadas na pressão atmosférica.
Frequência é o número de vezes que um ciclo sonoro, em um determinado período de tempo. Quanto maior o número de ciclos maxis alta a frequência.
- Altas frequências = sons agudos (grande comprimento de onda)
- Baixas frequências = sons graves (pequeno comprimo de ondas).
Velocidade da onda sonora: é a rapidez de deslocamento da onda sonora (m/s)
Intensidade sonora: quantidade de energia transportada por uma onda sonora, em um ponto ou direção determinada.
Um som pode ser caracterizado por três grandezas físicas: potencia, intensidade e pressão.
Campo sonoro direto – é quanto entre a fonte sonora e o receptor, não há barreiras que modifique o trajeto das ondas sonoras.
Reflexão x absorção: a onda sonora é refletida no mesmo ângulo em que ela incidiu (inversamente). Esse comportamento só é verdadeiro se a menor dimensão do obstáculo for, no mínimo, quatro vezes maior que o comprimento da onda incidente. Um ambiente mobiliado tende a não ter tantas reflexões, pois parte da onda sonora é absorvida pelos móveis. Já um ambiente vazio, acaba gerando reflexões excessivas, que prejudicam a inteligibilidade do som.
Eco: repetição de um som que se dá pela reflexão de uma onda sonora por uma superfície ou um objeto (com intervalo de tempo entre chegadas superior a 1/30 segundo, o ouvido entende como se fosse sons separados).
Difração: desvio ou espalhamento sofrido pela onda quando esta contorna ou transpõe obstáculos colocados em seu caminho.
Ressonância: quando a frequência de uma fonte provoca a vibração de outra. Cada objeto, superfície ou material tem sua capacidade de vibrar em determinadas faixas de frequência de suas superfícies e as da fonte sonora.
Reverberação: são multiplicas reflexões sonoras. Persistência de um som depois de ter sido extinta sua emissão por uma fonte e que ocorre como resultado de reflexões nas paredes de um recinto total ou parcialmente fechado.
Ruído: som incomodo ou indesejável. Sendo um incomodo quando: impede a recepção e a emissão de uma mensagem e está dissociado visualmente de sua fonte.
Patologias causadas pela ação continua de ruídos: diminuição da qualidade do sono, falta de eficiência e concentração, tensões e mudanças comportamentais, fadiga, perda temporária e permanente da audição.
Objetivo acústico no espaço urbano: Evitar interferência de fontes de ruído sobre o projeto e cuidar para que ele não seja fonte de ruído para o entorno. Ferramentas utilizadas: Mapas de ruído, zoneamento no projeto, zoneamento urbano através de hierarquização de vias e legislação urbana e separação do período diurno e noturno.
Barreiras acústicas: isolamento acústico dos ruídos aéreos urbanos feito por meio de elementos arquitetônicos que promovem a queda da intensidade sonora. Pode ser feita através de muros, paredes, taludes, ou até mesmo elementos naturais da própria topografia local. A utilização de materiais absorventes pode amenizar a energia sonora, e a sua forma pode direcionar os raios, evitando que se direcionem para locais onde pode causar o incomodo sonoro. Para que uma barreira sonora seja eficiente, deve-se considerar sete pontos:
- A frequência dos sons: são eficazes para os sons de alta frequência (pois tendem a refletir). Já os de baixa frequência, tende a causa difração no topo da barreira acústica.
- Proximidade da fonte ou do receptor: quanto mais próximo melhor.
- Altura do elemento utilizado: quanto mais alta a barreira, melhor.
- Massa da estrutura: quanto mais solido, melhor será sua propriedade de barrar os sons.
- Estanqueidade: a barreira acústica deve funcionar como um estanque para que os sons de baixa frequência não se propaguem facilmente por pequenas aberturas.
- Aspectos subjetivos: por exemplo, o acesso visual ao ruído pode influenciar na sua percepção.
- Movimentação do ar: o vento sob a barreira acústica pode reduzir a sua eficiência.
Edificações também podem ser utilizadas como barreiras acústicas, uma vez que sua localização pode promover uma sombra acústica (edificações que estão muito propensas a ruídos, podem ser locadas em regiões de sombra acústica de outras edificações).
Ruídos de fundo e ruídos intrusos: os ruídos de fundo podem ser associados aos ruídos gerados dentro do próprio ambiente (por exemplo uma praça de alimentação de shopping: a conversa alheia é um ruído de fundo). E ruídos intrusos são provenientes de atividades externas ao ambiente.
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