Ap2 atividade
Por: nataliag_lima • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
A alta prevista para o desenvolvimento econômico do Brasil demandará, segundo o Governo Federal, fortes investimentos em infraestrutura para a geração de energia elétrica, até o final deste decêncio. Observou-se que, dado a volatilidade dos recursos hídricos utilizados na geração principal de energia elétrica, há a necessidade de um sistema complementar de geração, baseado na utilização de usinas térmicas. Com esta repontenciação do parque energético brasileiro, o Governo Federal computa um défict aceitável de 5% na oferta de eletricidade.
Como, junto à demanda energética, ocorre a demanda por tecnologias mais eficientes do ponto de vista do consumo, das emissões poluentes e do ponto de vista da confiabilidade, a tecnologia de turbinas a gás do tipo Lean Premixed Prevaporized (LPP) surge como uma solução viável ao sistema térmico de geração.
A tecnologia LPP trabalha, basicamente, com uma mistura ultra-pobre entre os regentes, para garantir uma chama fria e, assim, minimizar as emissões poluentes, principamente a de NOx. Esta tática torna o processo de combustão um fator delicado neste conceito, devido a dificuldade em se estabilizar uma chama piloto. Portanto, para manter o processo de queima, mesmo aos limites da flamabilidade, o combustor trabalha com um escoamento de elevada rotação que apresenta em sua estrutura uma região de intensa recirculação de gases conhecida como a Zona Central de Recirculação – ZCR.
A ZCR é a responsável por manter o processo de queima, já que induz o escoamento reverso e, por isto, proporciona o retorno dos gases quentes do processo de combustão ao encontro da mistura fresca reativa, à entrada do combustor. Dada a importância desta estrutura ao funcionamento da tecnologia LPP, este trabalho tem como prioridade caracterizar o escoamento rotativo gerado em um combustor LPP para conhecer a influência que a rotação do escoamento têm na estruturação da ZCR. Desta forma, será possível inferir sobre a sua capacidade de sustentação da chama fria, levando-se em conta uma variação da razão de equivalência.
O processo de caracterização proposto neste trabalho ocorrerá sob um escoamento isotérmico. Ao término da pesquisa, este trabalho se tornará a base para uma o desenvolvimento do projeto de gradução de curso, no qual será analisado o
...