A Arte Urbana em Portugal
Por: Rúben Oliveira • 19/1/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 568 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
Arte Urbana em Portugal
A arte urbana surgiu em Portugal nos anos 80/90 e foi divulgada através dos jovens adolescentes da altura. Este tipo de arte era considerada ilegal, mas a polícia portuguesa deixava passar. Por não ligarem muito permitiram o despontar e amadurecimento de uma geração de jovens artistas que encontrou um contexto muito favorável ao desenvolvimento do seu trabalho. E foi assim que na primeira década do milénio testemunhámos o “Boom” da arte urbana na área metropolitana de Lisboa.
Já na segunda década do milénio, somos cada vez mais abordados com notícias que nos dão a conhecer os reconhecimentos nacionais e também internacionais de vários artistas urbanos portugueses. São muitas as pessoas que consideram que Portugal tem uma visão extremamente rica e ampla a este respeito, sendo este um país tão pequeno.
Depois de ser feito este reconhecimento as autarquias viram o potencial e o papel fulcral que estas expressões podiam ter para a revitalização e promoção dos espaços públicos e para a projeção internacional das cidades. Há cerca de nove anos foi criada a “GAU” (Galeria de Arte Urbana) em Lisboa. Este tipo de arte é vista como uma atração nas visitas às cidades com reconhecimento internacional, pela qualidade das obras que se podem encontrar, muitas delas têm atualmente roteiros de arte urbana ou promovem esta expressão como exemplo de contemporaneidade, cosmopolitismo e criatividade.
Também o Centro Cultural de Belém acolheu em 2010 uma exposição dos artistas brasileiros “Os Gémeos” e, no ano de 2014, o consagrado VHILS expôs no museu da eletricidade, da fundação EDP. Mais recentemente houve notícias que apontaram para a criação de um Museu de Arte Urbana e Contemporânea em Cascais, criando assim um espaço formal para exibição de obras provenientes deste meio artístico.
Os resultados destas mudanças são evidentes nas paisagens das cidades e na promoção das mesmas no exterior, tendo a imprensa internacional vindo a destacar a cidade de Lisboa como uma das mais relevantes no panorama mundial da arte urbana.
Curiosidades sobre a Arte Urbana em Portugal
São vários os artistas urbanos que temos em Portugal, mas os mais conhecidos internacionalmente são Bordalo II e VHILS. Ambos têm a sua arte exibida em diferentes partes do mundo. Bordalo II usa principalmente plástico, metal e materiais eletrónicos para criar peças tridimensionais, coloridas e completamente diferentes do original, com uma forte conotação ecológica, ambientalista e social, implícita e explícita, já VHILS Usa explosivos e martelos pneumáticos para esculpir e dar textura, técnica que tem vindo a desenvolver. Mas não só, também usa lixívia, produtos de limpeza, ácidos corrosivos e café juntamente com os tradicionais sprays, stencils e tintas.
O canal português “RTP” produziu uma série chamada “Contentor 13”. É uma viagem pelo mundo cultural apresentada em português, que, pretende ao longo de 13 episódios revelar não só o percurso profissional dos seus entrevistados, mas também o seu lado mais pessoal e desconhecido. Conta com as participações de Joana Vasconcelos, Vhils, Add Fuel, Igor Jesus, Alice Joana Gonçalves, Vasco Araújo, Carla Filipe entre outros, conta também com depoimentos de amigos e especialistas em Arte.
Uma das figuras mais representadas em Portugal é Amália Rodrigues que conta com um retrato na calçada portuguesa concebida por VHILS e com a colaboração dos calceteiros da câmara de Lisboa, também foi ilustrada em prédios e paredes por diferentes artistas , alguns deles estrangeiros como por exemplo Carola Deutsch que representou Amália junto a uma guitarra portuguesa numa parede atrás do Museu Municipal de Faro.
...