As Diretrizes sustentáveis para instalações prediais
Por: Barbara Leme • 4/6/2018 • Artigo • 538 Palavras (3 Páginas) • 882 Visualizações
[pic 1] Arquitetura sustentável Diretrizes sustentaveis para instalações prediais.O crescimento da degradação ambiental é um fato inquestionável, sendo a velocidade com que surgem os problemas notavelmente superior à velocidade com que ocorre a aplicação das soluções. O preocupante resultado é o inflexivel crescimento do passivo ambiental que, a seguir esta marcha, pode inviabilizar vida no planeta. Em meio a esse processo encontra-se o Homem, o principal agente do mesmo. É o Homem que estabelece uma relação de conflitos e contradições com o meio ambiente. Por um lado, ele agride o meio, compartilhando de uma moral estabelecida segundo a qual a natureza está a seu dispor, podendo explorá-la para prover suas necessidades de sobrevivência, de saúde (física e psicológica) e de conforto. Por outro lado, ele pode perceber também que o atendimento de tais necessidades dependem de um Desenvolvimento Sustentável. | Conforto ambiental────Eficiência energética────Materiais, insumos e recursos────Instalações────Arquitetura e urbanismo Instalações prediais. Alberto Motta Barbara Leme RA:7096178 |
Conforto Ambiental
A disposição dos Ambientes em uma residência pode criar condições prévias de conforto ou desconforto. Sendo assim o projeto arquitetonico, deve conter a organização de uma planta, assegurar o grau adequado de insolação e ventilação natural de cada ambiente. Adaptar o projeto á topografia natural do terreno, reduz o impacto com a retirada de terra e nas areas para onde a terra é levada. Preservar as especies naticas existentes no terreno para manter a estabilidade do solo e refrescar o ambiente. Prefira iluminação natural para economia de energia e ter um ambiente mais agradavel, mantendo sempre uma orientação solar adequada. Utilizar de ventilação cruzada na residencia. Dependendo do clima que tem a região de sua moradia, utilize cobertura verde, que proporciona melhoria de conforto termico e na retenção de aguas pluviais.
Eficiência energetica
A eficiencia energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, utiliza da climatização, aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis. A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias. IO conceito surge com afim de promover a eficiência energética em edificios através da adoção de conceitos que implicam que os mesmos consigam ter um desempenho energético muito elevado.
...