Lei Diretrizes e bases da educação nacional
Tese: Lei Diretrizes e bases da educação nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juraci ferreira da silva santos • 18/5/2013 • Tese • 2.551 Palavras (11 Páginas) • 1.090 Visualizações
Segundo a Lei Diretrizes e bases da educação nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação é divida em três partes; federal, estadual e municipal, cada um deve atuar de acordo com plano nacional de educação, e colaborando com a criação da mesma. A lei prevê também que a educação básica é constituída por; ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio, além do ensino superior.
A lei numero 9394/96, é responsável pela educação no Brasil, nos níveis federais, que são os ministérios da educação conhecido como (MEC), conselho nacional de educação (CNE). Nos níveis estaduais, temos a secretária estadual de educação (SEE), temos também o conselho estadual de educação (CEE), delegacia regional de educação (DRE), ou subsecretaria de educação. Por fim em nível municipal, existe a secretaria municipal de educação (CME). Tendo como base, trazer melhorias para a educação brasileira.
No Brasil são incluídas outras modalidades de ensino como: Educação de jovens e adultos (EJA), Educação profissional técnica, Educação especial, Educação a distancia (EAD)
Tendo em vista a divisão de tarefas entre o distrito federal, estadual e municipal, o Brasil não tem um sistema único de educação, pois cada órgão administrativo de cada um dos divisores atua de forma diferente, porém seguindo o plano nacional de educação, os tornam semelhantes, mas não iguais.
ETAPA 2 : RELATÓRIO A RESPEITO DO TEMA “ AS INCUMBÊNCIAS DE CADA SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL”
Cada sistema de ensino segundo a Lei diretrizes e bases da educação nacional, n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, são divididas em três esferas governamentais: Federal, estadual e municipal, e são responsáveis respectivamente por:
Competências Federativas:
Aplicar-se as mesmas competências estaduais e municipais.
Contribuir para a criação do plano nacional, juntamente com a união, estado e município.
Competências estaduais:
Estado e município dividindo suas responsabilidades juntos para aprimorar a distribuição de ensino, atendimento a população conforme o financiamento disponível.
Integrar à instituição de ensino, políticas e planos educacionais conforme as diretrizes e planos de ensino, juntamente com os municípios.
Fiscalizar conforme as leis vigentes a educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
Impor regras para o melhor funcionamento educacional.
Garantir ensino fundamental com prioridade, ensino médio a todos que necessitarem.
Transporte escolar gratuito aos alunos estaduais.
Competências municipais:
Aplicar ás instituições de ensino a organização e o desenvolvimento de acordo com os planos educacionais da união e dos estados.
Distribuir de forma igualitária às escolas, os recursos educativos.
Cuidar para que os dias letivos e horas-aulas sejam cumpridos.
Supervisionar o trabalho do corpo docente.
Auxiliar os alunos com baixo nível de aprendizagem.
Promover a interação escola, família, comunidade.
Colocar os pais ou responsáveis a par da situação escolar do aluno.
Informa ao conselho tutelar o alto índice de falta dos alunos.
ETAPA 3 : RELATÓRIO A RESPEITO DO TEMA “ LEI DE DIRETRIZES E BASES E AS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO”
A lei número 9.394 de diretrizes e bases da educação brasileira prevê que a educação básica no Brasil é constituída por ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio, além do ensino superior. A educação infantil surgiu desde a idade média, onde o futuro das crianças era definido pelos pais. Somente em 1988, a educação infantil teve o seu reconhecimento e valor no Brasil, em 1990 foi criada o estatuto da criança e do adolescente, de acordo com a lei federal 8069190,
No Brasil o ensino fundamental obrigatoriamente deve acolher crianças entre as idades de 6 e 1, neste nível de educação existem 9 séries. Tendo como o 1° ano, correspondendo a pré-escola do passado, onde visa o objetivo à alfabetização. O sistema educacional do Brasil tem um grande currículo, constituído de língua portuguesa, matemática, historia, geografia ciências, artes, educação física, do 1° ao 5° ano. O ensino fundamental é divido em duas fases, ensino fundamental I do 1° ao 5° ano e ensino fundamental II do 6° ao 9° ano. No ensino fundamental cada turma é dirigida por apenas um professor, no ensino fundamental II há um professor para cada disciplina, tendo como base o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas de estudo ao ano.
Ensino médio dura três anos tendo como grade curricular língua portuguesa, matemática, historia, geografia, inglês, espanhol, física, química, biologia, e recentemente filosofia e sociologia. O ensino médio recebe jovens que tenham passado pelo ensino fundamental.
Educação de jovens e adultos (EJA) é uma educação voltada para aqueles que não concluíram o ensino fundamental na idade certa. Esses alunos terão acesso à educação gratuita, fazendo os exames supletivos e cursos, tendo em vista as condições do aluno.
Educação a distancia começou no Brasil no inicio do século 20, se tratando de uma nova forma de aprendizado. Primeiramente começou com cursos através do correio, onde o aluno recebia o material em casa para estudar, também por meio do radio e televisão, para assim chegar aos cursos de faculdades a distancia, um novo método de ensino que começou devagar até atingirem mais de 100.000 mil estudantes. É um novo método de ensino que cresce no Brasil, mas ainda está no começo pois muitas pessoas acreditam que o ensino presencial é a melhor maneira de conseguir emprego com uma facilidade, ou seja, existe muita descriminação tratando-se do ensino a distancia.
ETAPA 4 : CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que de acordo com a Lei diretrizes e bases da educação brasileira n° 9.394, o
...