CONFORTO ACUSTICO TEATRO POPULAR
Por: Thamaraarq • 23/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 1.409 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI
CONFORTO ACUSTICO
TEATRO POPULAR
NITERÓI
2015/2
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI
ALUNOS:
CamilaGomes Lima SoaresRA:8489235949
Mateus Marins Ferreira RA: 8075823851
Rodrigo Soares da Silva RA: 8483177828
Thamara Marques Galvão de Oliveira RA: 9973020622
Thalyta Arruda de Souza RA: 9902008756
Trabalho desenvolvido para a disciplina Conforto Acustico, apresentado à professora: Ana Lúcia como exigência para parte da avaliação na Atividade do segundo bimestre relativo a segundo semestre 2015.
NITERÓI
2015/2
SÚMARIO
Introdução...........................................................................................................1.
.........................................
.........................................
.........................................
.........................................
.........................................
.........................................
.........................................
Conclusão..........................................................................................................
Bibliografia.........................................................................................................
Oscar Niemeyer: Teatro Popular, Niterói, RJ
[pic 3]
Um projeto arquitetônico situado no centro de Niterói, as margens da Bahia de Guanabara. Uma edificação contemporânea que abre o conjunto do "Caminho de Niemeyer" sendo a primeira obra a ser contemplada. É um complexo que proporciona um uso pluralizado além da sua função principal de teatro, fazendo uma conexão com outros tipos de artes como dança, fotografia, musica e pintura. Além do seu extenso pátio que é utilizado para várias atividades de lazer.
Em um projeto desse porte faz-se necessário observar parâmetros diversos e de essencial importânciana acústica como, por exemplo, os tipos de materiais a serem utilizados para absorção ou reflexão do som. Levando em conta a finalidade do local e para que vai ser utilizado. Observar o tempo de reverberação nesse espaço vazio adequando-o conforme vai sendo ocupado, seja por pessoas ou por objetos. Cada caso deve ser tratado por sua finalidade, função e importância para se atingir a inteligibilidade.
Para o desenvolvimento desse trabalho, será analisado a função principal da obra, o Teatro. Mediante a análise do espaço interno, com a apresentação da peça "Jumbo", será analisado questões do conforto acústico do espaço, levando em consideração fatores positivos e negativos influenciadores na questão da comunicação entre ator e público.
Bem diferente de outros ambientes, tais como cinema, nos teatros é possível observar uma troca direta de energia entre os atores e o público. E essa troca de energia, tais como uma comunicação, vibração, ou até mesmo uma demonstração de entusiasmo, fica dependente de um suporte que deve ser fornecido pela arquitetura destes recintos. Diante disso, alguns destes suportes serão analisados.
Alguns aspectos curiosos puderam ser percebidos, tais como o público ficou posicionado no palco junto às atrizes, por diversos momentos as sete atrizes falavam ao mesmo tempo e cada uma contando seu drama de ser familiar ou amiga de um presidiário.
O teatro possui formato em leque com intuito de privilegiar a visibilidade, e, além disso, paredes paralelas pode ser um problema acústico.Pode ser observado também o seu pé direito bastante elevado, porém uma parte convexa acima das cadeiras e outra em frente ao palco, ambas feitas com um material liso reflexivo que proporciona a distribuição uniforme do som transmitido pela fonte.
[pic 4]
[pic 5]
O piso é todo revestido de tapete, evitando assim os ruídos provocados pelos andares e ajudando na absorção do som.
De uma maneira geral, os pisos dos palcos de teatros são tablados de madeira, o que foi observado também no teatro popular. Este tipo de piso tem por função permitir que impactos sejam causados no assoalho, marcar os passos, podendo trazermaior veracidade as cenas, por algumas vezes sensibilizando, outras surpreendendo, seja qual for a impressão,é inegável que esses sons de impacto se agregam as cenas reproduzidas.
...