Capela do degolado
Por: Helison Luis Santana • 19/10/2015 • Relatório de pesquisa • 462 Palavras (2 Páginas) • 1.625 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Foi construída em 1894, durante a Revolução Federalista a Capela do Degolado. A crendice popular atribui milagres à alma de um soldado que ali está enterrado, cuja história conta que foi obrigado cavar a sua própria cova antes de morrer. Localiza-se próximo do centro da cidade de Guarapuava no estado do Paraná.
- DESENVOLVIMENTO
[pic 12]
Capela do Degolado- Guarapuava-Paraná.
http://www.guarapuava.parana.blog.br/capela-do-degolado/
Até nossos dias cultua-se a sua alma, a qual se atribuem interseções milagrosas, verdade ou não o fato é que o ponto continua como local de oração. Acender uma vela ao degolado é uma expressão de homenagem e súplica, crendice que incorpora ao misticismo e a cultura popular da nossa gente.
No ano de 1894 o Paraná foi invadido pelos Maragatos, que eram os revolucionários gaúchos. Mas para combatê-los existiam os militares de Floriano Peixoto, apelidados de Pica-Paus. Nessa confusão toda existia o capitão Juca Tigre que sonhava em separar o Sul do resto do Brasil. Naquela época, dois soldados desertores de Juca Tigre chegaram a um sítio de Guarapuava para pedir comida.
Mas as donzelas da casa, com medo dos homens seres estupradores, começaram a pedir por socorro em voz alta. O pai das moças, que estava no mato, ao ouvir o barulho das filhas saiu correndo para o casarão e avistou os militares. Um estava urinando na mata e outro tomando banho na cachoeira. O fazendeiro temendo que os rapazes fossem bandidos, tirou a espada da bainha e arrancou a cabeça do pobre que fazia xixi. O moço que estava na cachoeira viu tudo, saiu correndo e conseguiu escapar.
Reza a lenda que no lugar onde o soldado sem cabeça foi enterrado começaram a acontecer milagres, sem falar que muita gente via o fantasma de um solado degolado nesse mesmo local. Alguns anos depois, devotos ergueram uma igreja chamada Capela do Degolado, onde o corpo estava sepultado. A lenda diz que as imagens de santos que são colocadas na capela perdem suas cabeças misteriosamente.
- CONCLUSÃO
Ao analisarmos um monumento histórico em nossa cidade estamos analisando um pouco da nossa própria história e é de suma importância que nossos alunos conheçam a história e os momentos que possuímos em nossa própria história.
REFERÊNCIA
KRUGER, Nivaldo- Guarapuava seu território, sua gente, seus caminhos e história, editora gráfica b&d LTDA, 1ª edição, ano 1997.
Capela do Degolado Disponível em: http://www.guarapuava.parana.blog.br/capela-do-degolado/ acessado dia 26/04/2015 ás 19h32min
Le Goff, Jacques, 1924 História e memória / Jacques Le Goff; tradução Bernardo Leitão... [et al.] -- Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
...