TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE VILLA SAVOYE E CAPELA DE ROMCHAMP

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 12

Le Corbusier

Vitória – ES

Novembro de 2015

Le Corbusier

Trabalho apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Elementos da Arquiteura, ministrada pela Profª. Laila Santos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 7

2 INFLUÊNCIAS 8

3 VISÃO DE MUNDO 8

4 CARACTERÍSTICA DE SUAS OBRAS 10

4.1 PLANTA LIVRE DA ESTRUTURA 10

4.2 CONSTRUÇÃO SOBRE PILOTIS 10

4.3 TETO-TERRAÇO 11

4.4 ESQUADRIAS LIVRES 11

4.5 GRANDES ABERTURAS 12

5 OBRAS 12

5.1 CAPELA DE RONCHAMP 13

5.2 VILLA SAVOYE 14

6 PRINCIPAIS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE VILLA SAVOYE E CAPELA DE ROMCHAMP 17

8 REFERÊNCIAS 18

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Livro O Modulor: sistema de medidas e proporções baseado nos números de ouro e nos números de Fibonacci. 10

Figura 2: Exemplo de planta livre da estrutura. 10

Figura 3: Exemplo de construção sobre pilotis. 11

Figura 4: Visualização do teto-terraço. 11

Figura 5: Exemplo do teto-terraço. 11

Figura 6: A casa Curutchet é a única obra de Le Corbusier construída na América Latina. 12

Figura 7: Janela em fita. 12

Figura 8: Foto da Capela de Ronchamp vista de fora. 14

Figura 9: Foto da Capela de Ronchamp do vista de dentro. 14

Figura 10: Janelas com entrada de luz natural mostrada na foto tirada no interior da Capela de Ronchamp. 14

Figura 11: Foto Villa Savoye 16

Figura 12: Interior da Villa Savoye 17

1 INTRODUÇÃO

Charles Edouard Jeanneret-Gris, conhecido mundialmente pelo pseudônimo profissional “Le Corbusier” (o corvo), foi um arquiteto, pintor, escultor, escritor, socialite e um pensador revolucionário e inovador franco-suíço que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX. Foi um visionário cheio de ideias e conceitos que mexeu profundamente com o pensamento de sua época e definiu fortes inovações na arquitetura de seu tempo.

Nasceu em 6 de outubro de 1887 em Chaux-de-Fonds, Suíça. Logo cedo, aos 13 anos entrou para a escola de arte em sua cidade natal e, a conselho de um professor, decidiu tornar-se arquiteto. Aos 15 anos, recebeu um prêmio da Escola de Artes Decorativas de Turim pelo desenho de um relógio. Em 1906 realizou seu primeiro projeto: a casa de um fabricante de relógios.

Em 1907 viajou pela Europa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e no ano seguinte passou a trabalhar no escritório de Auguste Perret. Posteriormente fundou o Atelier das Artes Reunidas. Em 1910 viajou à Alemanha, onde trabalhou como desenhista no estúdio de Behrens, outro pioneiro da construção moderna. No ano seguinte, percorreu a Europa Central e a Grécia, produzindo desenhos que seriam depois reunidos no livro Viagens no Oriente.

Celebrado em todo o mundo, o legado de Le Corbusier é inegável. Gerando muitas vezes controvérsia, Le Corbusier era um adepto do lema "Arquitetura ou Revolução", projetando estruturas que são chamadas por muitos de "anti-humanas". Enquanto alguns exigem o tombamento de seus edifícios pelo Patrimônio Mundial da UNESCO, outros clamam por sua demolição. O que se conhece hoje como arquitetura moderna, pode se afirmar, de longe, que sofreu alguma influência de Le Corbusier.

Dedicou todo o seu talento e energia à criação da uma nova e radical forma de expressão arquitetônica. Durante os 50 anos em que trabalhou com arquitetura, teve obras construídas por toda a Europa, Índia e Estados Unidos, sendo uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX. Morreu afogado no mar mediterrâneo em 1965 aos 78 anos. Foi enterrado no túmulo que projetou para si mesmo. Seu funeral aconteceu no pátio do Palácio do Louvre.

2 INFLUÊNCIAS

Quando estudou artes e ofícios na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França, recebeu uma formação básica em concreto armado e aumentou seus conhecimentos da cultura francesa clássica. A convivência com Perret o convenceu de que o concreto armado era o material do futuro.

Em 1915, junto com o amigo e engenheiro suíço Max du Bois, desenvolveu ideias que seriam adotadas ao longo do século 20: construções inspiradas no cubismo, separadas do solo e assentes sobre pilares finos, muitas vezes recuados, dando uma sensação de grande leveza ao edifício em suspensão, Le Corbusier entrou em contato com estilos diversos, de épocas diversas.

Viajou para a Alemanha onde colaborou com nomes famosos da arquitetura naquele país, como Peter Behrens. Tinha 35 anos quando se associou a seu primo, o engenheiro Pierre Jeanneret, em Paris. Foi quando adotou de vez o pseudônimo profissional de Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier).

Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística. Como pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920. Na revista francesa "L'Esprit Nouveau" (O espírito novo), publicou numerosos artigos com suas teorias arquitetônicas.

De todas estas influências, captou aquilo que considerava essencial e atemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega, como da Acrópole de Atenas. Ficou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com