Com Base nos Conteúdos Discutidos em Sala de Aula
Por: senuyy • 27/8/2021 • Projeto de pesquisa • 293 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Yunes Thaha ~ 32B ~ 86735
filosofia
Com base nos conteúdos discutidos em sala de aula
1) Defina o que é niilismo a partir da parspectiva de Nietzsche.
O Niilismo de Nietzsche
Por meio da corrente niilista, o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, propõe a “ausência de sentido” atrelado ao conceito de “Super-Homem”.
O niilismo do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. ... Estudando o pensamento filosófico de Nietzsche, encontramos um vasto campo de estudo acerca do conhecimento humano. O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche.
O niilista é o acusador: dos outros, de si, da existência, de tudo. ... Enquanto o sacerdote, o utópico, o sonhador, o crente, o fascista, o iludido, são aqueles que criam ficções para justificar suas acusações a este mundo e assim tornar a vida mais (in)suportável.
2) Como podemos relacionar a famosa frase da obra Os irmãos Karamazov de Dostoievski,
"Se Deus morreu tudo está permitido", com o niilismo de Nietzsche.
Através desta famosa afirmação, Nietzsche procura condensar o espírito de sua época. O filósofo faz um diagnóstico da cultura de seu tempo e denuncia o niilismo em que a Europa estava mergulhada. A questão, para o filósofo alemão, não é se existe um Deus, nem se temos como provar a sua existência. Isso é pouco! O que Nietzsche afirma é que, independente disso, a influência da religião em nossas vidas é cada vez menor.
O niilismo negativo dá conta de mostrar que a criação de um Deus só pode ser sintoma de uma vontade doente, triste, quase uma piada de mau gosto. Com o cristianismo, diz Nietzsche, o centro de gravidade é colocado fora da vida! Esta pérfida criação teve seus dias contados, e já vemos algo novo emergir.
...