TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comandos CAD

Por:   •  19/8/2016  •  Abstract  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada, Elementos pré-moldados são uma opção para aumentar a racionalização no processo construtivo em alvenaria estrutural. Eles associam-se a particularidades desse processo com relação à rapidez de execução, rígido controle de qualidade, coordenação modular e alto nível organizacional da produção.

Palavras-Chave: Pré-moldados, sistemas estruturais pré-moldados, métodos alternativos para a construção civil.

        

ABSTRACT

A structure made of precast concrete is one in which the structural elements such as columns, beams, slabs and the like are molded, and acquire a degree of resistance before its final position in the structure. Therefore, this set of pieces is also known for prefabricated structure name, precast elements are an option to increase rationalization in the construction process in structural masonry. They are associated with particular features of this process with respect to the speed of execution, strict quality control, modular coordination and high organizational level of production.

Keywords: Precast, precast structural systems, alternative methods of construction.

INTRODUÇÃO

A busca por métodos construtivos mais eficientes, desde o projeto da edificação até seu acabamento, é frequente na indústria da construção civil. Neste sentido, a utilização de sistemas estruturais, como é o caso dos sistemas em concreto pré-moldado e pré-fabricado, mostra-se como uma solução a muitas exigências do mercado, que demanda obras cada vez mais rápidas, econômicas, duráveis e sustentáveis.

A evolução construtiva das edificações e das atividades da engenharia civil nas próximas décadas será influenciada pelo desenvolvimento do processo de informação, pela comunicação global, pela industrialização e pela automação. Já existe bastante desta realidade sendo implementada na Europa. Entretanto, há muito mais para ser implementado, especialmente com respeito à eficiência dos processos construtivos atuais, desde o projeto da edificação até o seu acabamento. Para se mudar a base produtiva na construção civil, com uso intensivo da força de trabalho, para um modelo mais moderno como a pré-fabricação, envolveria a aplicação de uma filosofia industrial ao longo de todo o processo construtivo da edificação.

Podemos dizer que, os sistemas pré-moldados de concreto em conjunto com outras séries de inovações, transformam uma obra em uma “linha de produção” da construção civil onde, como numa indústria automotiva, os processos de montagens de diversos componentes irão resultar no produto final, que, nesse exemplo, seria o carro e, nosso tema, seria a obra civil. É importante lembrar que o pré-modelado é um pedaço na cadeia de evolução construtiva. Há outros tipos de terceirização da fabricação de componentes em uma obra, como o concreto, argamassa, armadura, pilares, vigas e para que haja um ganho de tempo e espaço, devemos realizar a combinação desses elementos, junto com o pré-moldado, deixando para o local da obra somente a junção e montagem de todos os elementos.

Atualmente, o desenvolvimento dos sistemas pré-fabricados e pré-moldados também está aos processos de transporte, montagem, métodos de inspeção e controle, a criação dos novos matériais e o controle das consequências desses processos ao meio ambiente (SERRA, 2004).

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

       O objetivo maior deste trabalho é estabelecer a primeira etapa do desenvolvimento de um processo construtivo, voltado para habitações de interesse social, em estruturas pré-moldadas e suas aplicações, com elevado grau de métodos científicos, correspondente à viabilidade técnica e econômica do processo e da conceituação geral da estrutura e modelagem vertical, subsistemas que caracterizam o processo. A viabilização do processo refere-se tanto em análises teóricas e modelagens numéricas, quanto na execução em forma de protótipo, da estrutura de um edifício e de sua projeção, onde se podem analisar criticamente os elementos dos principais subsistemas do processo construtivo: estrutura e resistência.

         

METODOLOGIA DO TRABALHO

O método de trabalho utilizado se baseará em estudos de caso, pesquisas em livros, apostilas, internet e teses de domínio público que demonstrarão de forma satisfatória assuntos relevantes ao tema proposto para essa pesquisa.

CLASSIFICAÇÃO DOS PRÉ-MOLDADOS

Os elementos pré-fabricados podem ser classificados de diversas formas, seja pelo seu local de produção, seu tipo de material ou até de acordo com sua textura. Dentre esses podemos citas os pré-moldados de fabrica, pré-moldados no canteiro de obras, pré-moldados de seção completa, pré-moldados se seção parcial, pré-moldados pesados, pré-moldados leves, pré- moldados normais e pré-moldados arquitetônicos.

        Em relação à classificação no local de fabricação os moldados em fabrica são executados em instalações permanentes distante das obras, devendo ser levado em conta a questão do transporte da fábrica até a obra. Já no canteiro de obras são executados em localidades temporárias nas proximidades das obras possuindo uma vantagem de necessitar de um investimento inicial menor e também não precisando de transporte a longa distância.

        

De acordo com acordo com a textura, o pré-moldado normal é aquele onde não há nenhuma preocupação em relação a aparência do elemento, já o pré-moldado arquitetônico se dar ao elemento com forma especial ou padronizada que mediante ao acabamento contribui com um efeito de acabamento na construção sendo normalmente utilizados em fachadas ou na restauração de edifícios antigos.

ESTRUTURAS DE PAINÉIS

Os painéis pré-moldado de concreto tem utilização na construção civil e são empregados para fechamentos internos e externos, caixas de elevadores núcleos centrais, etc.

PAINÉIS NÃO ESTRUTURAIS

        São painéis com fins de acabamento que são projetados para suportar a força do vento e seu próprio peso. Os painéis estão dispostos na horizontal ou vertical na estrutura principal que é constituída de pilares pré-moldados.

PAINÉIS ESTRUTURAIS

        Painéis que além de receber as tensões verticais, forças transmitidas dos painéis superiores para os inferiores e de do primeiro painel para a parte inferior dos pilares mediante consolos ou diretamente para os blocos da fundação. Nos blocos horizontais as forças são transmitidas diretamente nos pilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (306.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com