TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjunto Habitacional da Bouça

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Álvaro Joaquim de Melo Siza nasceu em Matosinhos – Portugal, em 25 de junho de 1933. Estudou entre 1949 e 1955 na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde lecionou de 1966 a 1969, voltando em 1976 (sempre como professor assistente). Teve como influência Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto, o que possibilitou, dentre outras fontes, o desenvolvimento da sua própria linguagem, com referências modernistas internacionais e uma forte base na tradição construtiva portuguesa.

É fato que suas obras encontram-se por todo o mundo, percorrendo da América à Ásia, passando por países como Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre outros, calcificando assim seu espaço e correntes arquitetônicas em meio aos demais arquitetos conceituados espalhados pelo mundo. Siza teve duas passagens pelo Brasil, em Porto Alegre – RS, sendo a primeira em 1998 com o Centro cultural e auditório para a Fundação Iberê Camargo e a segunda em 2008 com a nova sede da Fundação Iberê Camargo.

Dentre suas grandes obras pode-se destacar com veemência a Casa de Chá e Restaurante da Boa Nova, localizada na Leça da Palmeira, construída de 1958 a 1963; O Edifício de habitação “Bonjour Tristesse” situado em Berlim, na Alemanha, construído de 1980 a 1984.

2. Conjunto Habitacional da Bouça

O Conjunto Habitacional da Bouça, também conhecido como Casas sociais SAAL, situa-se na cidade de Porto em Portugal. A construção da primeira fase durou de 1975 a 1977 ao passo que a construção da segunda fase foi finalizada em 2006.

É um conjunto formado por cento e vinte e oito habitações dispostas em quatro blocos de apartamentos duplex, com três quartos, pátios alongados e espaços ajardinados. Na extremidade de cada bloco, junto da rua da Boavista, surgem três pequenos volumes, de forma geométrica, que integram equipamentos coletivos e a entrada do parque subterrâneo. Cada apartamento possui uma área correspondente a 70 m². A área de construção é de aproximadamente 8.960 m².

Evidencia-se nessa edificação uma estrutura simples em concreto armado, com uma arquitetura moderna e espaços reduzidos, que otimizam o ambiente e ampliam sua praticidade.

3. Características particulares

É um conjunto de grande simplicidade de acabamentos, compensada pela elegância dos detalhes e das proporções, e pelo rigor da geometria. A relação entre o conjunto e a malha urbana envolvente é de plena harmonia. O bairro foi estruturado e edificado no âmbito da atividade do serviço de apoio ambulatório local (SAAL) criado em agosto de 1974 pelo poder central, partindo da iniciativa de Nuno Portas – Secretário do Estado da Habitação e Urbanismo do Governo.

As operações SSAL comportaram um caráter fundamental e experimental, tratando-se de acordo com Nuno Portas, de uma iniciativa de natureza “não convencional” que tinha, acima de tudo, o intuito de criar um “loteamento eficiente” e que assentava em pressupostos de natureza diversa.

Em meio as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com