Definição Planta Baixa
Por: Caos verbal • 22/11/2018 • Artigo • 440 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Planta baixa é uma definição que se dá a um desenho de uma construção, criado em um corte horizontal com a altura de 1,5m iniciando-se da base é um diagrama, relacionado a salas, espaços e outros aspectos. No mesmo deve existir detalhadamente em escala, a medida das paredes (espessura e comprimento), janelas, portas, nome dos ambientes presentes na mesma e seus respectivos níveis. Dimensões são em geral, os espaços entre paredes de uma sala ou outro cômodo e abrangem, ainda, detalhes de componentes, como pias, banheiras, etc., métodos de construção e símbolos de itens elétricos. Nela é conseguimos ver o ambiente como se estivesse visualizando de cima, sem o telhado. Nessa representação, é possível visualizar a dimensão da área construída, largura e comprimento dos elementos internos e externos, relacionar a disposição recomendada para itens de acabamento, etc. Um prédio residencial, por exemplo, possui muitas camadas de planta. Assim sendo a planta baixa o nível de entrada as outras plantas representando outros andares.
A partir da planta baixa, serão feitos lançamentos de outros projetos de instalações, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, elétricas, prevenção e combate a incêndios, sistema de proteção a descargas atmosféricas, sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.
Deve-se imaginar o tamanho total do desenho – com escolha, base na escala, para sua representação – e observar como os muitos desenhos que fazem parte do projeto serão distribuídos, escolhendo também, a espessura das folhas que serão utilizadas e quais desenhos serão colocados em cada uma delas. Delimitar as paredes: serão demarcadas por linhas horizontais, verticais, inclinadas e curvadas. Representação da projeção das beiras, marquises e outros elementos que se encontrem acima da representação em planta (com o tipo de linha indicado para isso).
São exemplos de planta baixa:[pic 1]
[pic 2][pic 3]
Para melhor entendimento de um projeto, fora a da planta baixa o projetista necessita desenvolver os demais desenhos, principalmente a maquete. Isso vai informar de forma tridimensional a ideia apresentada no plano XY da planta e do corte, ou seja, o 2D.
Ela pode ser feita no Revit, no Sketchup e no AutoCAD , ou seja, no programa que preferir
Por isso é importante além de saber criar um projeto, saber desenvolver maquetes, sejam eletrônicas ou físicas, pois tudo contribui para o entendimento final da projeção, seja para o criador do projeto como para quem paga pelo serviço, que por não ser alguém formado ou profissional da área, ele não tem obrigação de ver o projeto mentalmente somente com linhas horizontais com o mesmo entendimento e velocidade que o projetista.
...