Descrição de corte superior de uma casa
Por: Gilson Zenith • 26/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.225 Palavras (9 Páginas) • 203 Visualizações
GFI 130- Projetos de Física 1
ABI – Engenharia
Turma: 34B
Professor: Raphael Aparecido Sanches Nascimento
[pic 1]
Relatório prática 4 – Ponte de Wheatstone e Capacitores.
Felipe Abrahão Mantovani
Gilson Douglas Zenith
Gustavo Pereira Costa
João Victor Silva Lara Marques Elias
Lavras
2019
Objetivo
Neste experimento, procura-se entender o uso e aplicar a ponte de wheatstone para descobrir resistências desconhecidas. Além disso, fazer o uso de diferentes materiais isolantes (dielétricos) entre as placas de um capacitor para descobrir as influências que trarão para o valor da capacitância.
Resumo
A realização desta prática consistiu em três etapas, sendo a primeira dela destinada ao estudo da Ponte de Wheatstone e as duas seguintes ao estudo de capacitores de placas paralelas com ar e outros materiais como dielétrico. A Ponte de Wheatstone permitiu analisar e determinar as resistências elétricas no circuito, por meio de um potenciômetro, a fim de validar a teoria e comparar o valor prático ao teórico; com esse modelo de circuito, o experimento foi realizado três vezes com diferentes resistores, podendo distinguir as variações causadas no valor do potenciômetro. Já o estudo de capacitores de placas paralelas indicou a distância entre as placas e os materiais em seu meio como determinantes da variação da capacitância, estudo oqual será analisado posteriormente.
Materiais utilizados e Procedimento Experimental
- 1 resistor de 100 Ω
- 1 resistor de 2,2 kΩ
- 2 resistores de 4,7 kΩ
- 1 resistor de 10 kΩ
- 1 potenciômetro de 50 kΩ
- 1 fonte de tensão contínua
- 1 Placa Protoboard
- 1 Capacitor Variável
- 1 Multímetro
- 1 Capacímetro
- Fios
- Folha sulfite
- Placa de MDF
- Papelão
Imagem 1: Multímetro
[pic 2]
Fonte: Baú da Eletrônica (2017)
Imagem 2: Potenciômetro
[pic 3]
Fonte: Ebah (2013)
Imagem 3: Placa Protoboard
[pic 4]
Fonte: Filipe Flop (2015)
Imagem 4: Resistores
[pic 5]
Fonte: Tiedt (2019)
Procedimentos
A realização do experimento de ponte de Wheatstone foi separada em 3 partes. A primeira consistiu em montar um circuito de ponte de Wheatstone e as duas seguintes abrangeram um capacitor de placas paralelas com ar e outros materiais como dielétricos.
Inicialmente montou-se um circuito com resistores de 10, 4,7 e 2,2 k ohms e
um potenciômetro. Após conectar-se um galvanômetro nos pontos indicados, ajustou-se o potenciômetro de modo que fizesse o galvanômetro zerar. Com a fonte de tensão desligada, retirou-se o potenciômetro a fim de medir a resistência aplicada no circuito e analisar o resultado do experimento. Trocou-se o resistor de 2,2 ohms por um de 4,7 ohms e realizou-se novamente os passos descritos anteriormente. Fez-se, então, outra troca, o novo resistor de 4,7 ohms por um de 100 ohms e repetiu-se o experimento com o novo circuito a fim de realizar novas conclusões.
Para a realização da segunda parte do experimento usou-se um capacitor de placas paralelas conectado por cabos a um capacímetro. Mediu-se o raio e, então, calculou-se a área das placas. A distância da placa foi variada 10 vezes a fim de obter 10 diferentes valores da capacitância.
Por fim, na terceira etapa, ainda utilizando o capacitor de placas paralelas, foi colocado entre as placas 3 diferentes materiais, com a espessura previamente medida com o auxílio de um micrômetro, para observar as alterações causadas na capacitância.
Introdução Teórica
Ponte de Wheatstone
Com base no Prof. Edgar Zuim (p.1)
O circuito de losango ou ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde.
Imagem 5: Ponte de Wheatstone
[pic 6]
Fonte: Universia Enem (2016)
A ponte de Wheatstone é uma montagem que serve para descobrirmos o valor, com boa precisão de uma resistência elétrica desconhecida.
A ponte consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um e interligados por um galvanômetro. Todo conjunto deve ser ligado a uma fonte de tensão elétrica.
Para determinar a resistência do resistor desconhecido (Rx), basta ajustar R2 até que a leitura no voltímetro seja zero, ou seja, Ponte em Equilíbrio.
A resistência R2 é variável, usando um potenciômetro, permitindo assim através de um ajuste “zerar” a ponte, obedecendo a fórmula:
R2/R1=R3/Rx (1)
Rx= (R2/R1) *R3 (2) O que vale dizer:
R2*Rx = R1*R3 (3)
Capacitores
Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas, ou seja, o capacitor é capaz de armazenar energia eletroestática.
De acordo com Virtuous Tecnologia da Informação (2008-2019):
Em circuitos eletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua, enquanto a fonte está ligada em corrente alternada. A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor.
Este equipamento é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, ele é construído utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peças condutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades específicas chamado dielétrico.
...