Diagnostico Urbano
Por: Silvia Jatahy Jatahy • 9/8/2018 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
DIAGNOSTICO
Este trabalho consiste em um diagnóstico do Bairro Centro em Fortaleza. Nosso objetivo principal é compreender melhor o nosso objeto de estudo para que possamos realizar o projeto de intervenção de forma que melhore a qualidade de vida das pessoas que habitam e transitam na cidade, buscando contribuir de uma forma positiva com a mobilidade urbana.
Observamos, ao longo da visita ao local, diferentes aspectos físicos do Bairro Centro, a infraestrutura deixa a desejar, apesar da grande maioria das ruas do bairro terem calçadas, as mesmas encontram-se desniveladas e esburacadas, dificultando o tráfego de pedestre.
A ausência de rampas para acesso de cadeirante e piso tátil também é um grande problema nas ruas do bairro.
Apesar da demarcação feita pela Prefeitura nas calçadas para tentar organizar os ambulantes, ainda é comum deparar-se com mercadorias distribuídas no chão ou em bancas de diferentes tamanhos, fazendo com que, os pedestres disputem muitas vezes os espaços com os carros na rua.
A categoria das praças está representada no centro da cidade, com destaque para as praças do Ferreira, da Estação, dos Leões, Parque das Crianças e Passeio Público. Em sua maioria o estado de conservação é razoável, mas, o comercio ambulante, o uso inadequado e a falta de segurança ainda é um problema.
O uso do solo é predominantemente comercial, assim como as vias, ocasionando um elevado volume de tráfego pelo período do dia, enquanto a noite são quase todas livres. Presença ocasional de vias de maior porte, destinada à vazão de fluxo do transporte público, como os corredores de ônibus na Avenida Imperador e Avenida Tristão Gonçalves.
Quase todas as vias do Centro são organizadas em formato ortogonal e no sistema binário, onde ruas paralelas têm sentido oposto. No entanto, há algumas exceções formadas por vias largas de mão dupla, a exemplo da Av. Dom Manoel, Av. Duque de Caxias e Av. Leste Oeste.
Nota-se uma enorme quantidade de semáforos nas ruas do Centro, com presença em quase todos os cruzamentos, provocando a lentidão no tráfego local.
No bairro são contabilizadas 50 linhas de ônibus e três estações de metrô. Com relação as bicicletas, encontramos cinco estações, porém são pouco espalhadas pelo bairro, além de não haver espaços seguros para o deslocamento, como ciclovias.
...