Do ponto de vista formal, o mais expressivo projeto do arquiteto Rafael Moneo é o Centro Kursaal
Por: paulasena1 • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 783 Palavras (4 Páginas) • 631 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP- ARQUITETURA E URBANISMO
PAULA SENA
RELATÓRIO DE UMA OBRA DE MONDRIAN E BIOGRAFIA DO AUTOR
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
OBRA DE MONDRIAN
Biografia sobre Mondrian, apresentado no curso
De Arquitetura e Urbanismo, 1°Semestre, na
Universidades Paulista- Unip, SP
Orientador: Marcio
Disciplina: História da Arte
SÃO PAULO
2016
DEDICATÓRIA
Eu dedico esse trabalho para mim mesma, pois através desse trabalho estou tendo conhecimento em artistas da área de Arquitetura e Urbanismo e a importância deste assunto.
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................................................................PG:5
INTRODUÇÃO.....................................................................................................PG:6
AUTOR E DETALHES DA OBRA......................................................................PG:7,8
FIGURA DA OBRA.............................................................................................PG:8
CONCLUSAO.....................................................................................................PG:9
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................PG:10
CONTRA-CAPA.................................................................................................PG:11
RESUMO
O trabalho se resume em a composição com Oval em cores plana ll, e sobre a biografia do autor desta obra mondrian , e a definição do movimento em que a obra foi feita.
INTRODUÇÃO
Trata-se da biografia de um grande artista chamado Mondrian, relatando sua vida no meio artístico, e detalhes de uma das suas grandes obras, uma grande exposição ocorrida recentemente em São Paulo sobre todas as suas obras, e sua importância no mundo da arte e a arquitetura e qual período foi criado a especifica obra relatada.
AUTOR E DETALHES DA OBRA
O pensar em Mondrian, é comum associar seu nome ao uso de cores primárias e formas geométricas. Porém, a trajetória do pintor vai além de suas obras mais conhecidas. E é para contar a história do artista que a cidade de São Paulo recebeu um presente muito especial no dia 25 de janeiro: a mostra Mondrian e o Movimento De Stijl. Em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil, a exposição é a maior sobre Mondrian já realizada na América Latina.
Engana-se quem pensa que o pintor sempre carregou em seus quadros as características pelas quais é conhecido hoje. Por quase 30 anos, ele foi da criação de paisagens sombrias, passando por pinceladas impressionistas e em uma clara influência cubista, chegando à influência De Stijl.
A exposição Mondrian e o movimento De Stijl permitirá que o público veja a trajetória do artista e descubra como surgiram os famosos retângulos coloridos. Mas, a partir daí, inicia-se uma segunda etapa, essencial para entender o que aconteceu entre 1917 e 1928, que mostra o cenário criado pela revista De Stijl. Era esse o veículo de comunição escolhido por um grupo de artistas, designers e arquitetos, para defender o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes. Por meio de obras originais, maquetes, mobiliário, fotografias, documentários e publicações será possível entender esse olhar revolucionário sobre o mundo e as artes.
Mondrian acreditava que sua visão da arte moderna transcendia as divisões culturais e poderia se transformar numa linguagem universal, baseada na pureza das cores primárias, na superfície plana das formas e na tensão dinâmica em suas telas. E seus companheiros da De Stijl não só tinham visão semelhante, como aplicaram esses conceitos a todo tipo de arte.
Os princípios expostos nos 12 anos em que a revista De Stijl circulou foram utilizados nas artes plásticas, na arquitetura, na fotografia, no design, na literatura, na tipografia e até mesmo na moda. Em Mondrian e o movimento De Stijl será possível acompanhar, por intermédio de obras originais, maquetes, mobiliários, fotografia, documentários, fac-símiles e publicações de época, essa forma de ver o mundo e as artes que era revolucionária em 1917 e continua moderna até hoje.
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