ESTUDO DE CORRELATO - CASA MAKKINGA
Por: Amanda Costa • 28/2/2017 • Projeto de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 1.946 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE PALMAS
AMANDA SILVA COSTA
ESTUDO DE CORRELATO
INTRODUÇÃO AO PROJETO
PALMAS
2016
AMANDA SILVA COSTA
ESTUDO DE CORRELATO
PALMAS
2016
ESTUDO DE CORRELATO
DP6 ARCHITECTUURSTUDIO - WOUNHUIS MAKKINGA
Edificação localizada na província nortenha de Friesland – Holanda, em uma paisagem rural entre as localidades de Makkinga e Donkerbroek. Encontra-se isolada em meio a arvores e plantas nativas.
O projeto procurou desenvolver boa relação com o entorno, cuidados com a proporção dos ambientes e fachadas evitaram que a edificação impactasse negativamente na área.
Sua orientação e a utilização de materiais instituem a consequência de um diálogo com a paisagem natural que a rodeia.
FICHA TÉCNICA - WOUNHUIS MAKKINGA
EMPRESA RESPONSAVEL: DP6 ARCHITECTURSTUDIO
PROGRAMA: CASA SUSTENTAVEL
INICIO DA OBRA: 2012
ENTREGUE EM: 2014
AREA: 120 m²
CONSULTORES: ABT, Delft | DGMR, Drachten
O Estilo
O estilo da casa e minimalista sendo ela projetada com linhas retas e formas geométricas simples, os ambientes são decorados com poucos objetos, cores neutras e os produtos têm o layout mais clean e funcional possível.
O Programa de Necessidades
Moldou-se a ilustração em um processo consistente de cooperação com o cliente, singularmente. Quando os hóspedes chegam, a fachada lado leste oferece espaço para um concentrado estúdio com vista para a entrada. Os dormitórios, com unidades de armários integrados sob medida, se encontram no lado noroeste.
As áreas de estar e jantar estabelece um vínculo entre o exterior e o interior, convertendo a paisagem em uma parte integral da experiência instituída pela habitação. Vivendo na casa, o interior se converte em exterior e a vida silvestre quase parece ser interior.
Os requerimentos eram entrada de luz solar, sustentabilidade, comodidade e diálogo com a paisagem. Aperfeiçoou-se a orientação da casa para fazer plena utilização da energia solar. Um extenso balanço no lado oeste protege o terraço do sol em pleno verão, enquanto que na primavera e no outono, quando o sol não está tão alto no céu, os raios solares são capturados de maneira completa. O lado sul é também totalmente envidraçado.
Nos lados norte e leste, a casa exibe um exterior fechado, o que diminui as perdas de calor.
Tipo de planta e setores
A ilustração da casa tem a maneira de um retângulo estendido e o arquiteto o posicionou perpendicularmente ao terreno, também retangular, com o mínimo de afastamento possível respeitando as regras. Dividem-se em acres desta forma, visualmente em duas áreas mutualmente dependentes: um pequeno jardim frontal e um pátio posterior. Em frente à residência há uma pequena casa de hóspedes
...