Ecobairro – Casos e Estudos
Por: marimartiiins • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
5.3 – Ecobairro – Casos e Estudos
Ao norte da Europa ocorre um grande desenvolvimento de ecobairros, que correspondem aos bairros pioneiros e mais informados sobre a questão de sustentabilidade, criando ideia de novos bairros pensados para o meio ambiente.
Muitos casos foram estudados, e através de muitos levantamentos, descobre-se que para cada caso deve existir uma solução absoluta e especifica, de modo que corrija as imperfeições ou crie novas possibilidades.
Hammarby Sjostad- (Estocolmo – Suecia), Viiki (Helsinki – Finlândia), Kronsberg (Hannover - Alemanha), são descritos como algum desses levantamentos, que apesar de serem em locais diferenciados obtiveram a mesma iniciativa de ecobairro, tornando-os mais sustentável.
Utilizando a cidade na Suécia, Hammarby Sjostad era um bairro de subúrbio, localiza-se em uma cidade portuária, onde se instalavam muitas indústrias e edifícios de escritórios, tornando área altamente poluída por substâncias tóxicas, que contaminaram o solo e a água. Neste caso, forma propostos transformação ecologicamente sustentável através do plano de 1999, que possuía o objetivo de duplicar o desempenho ambiental, reduzindo o fluxo de transporte, o uso de energia e de água.
Nas outras cidades e bairros apesar, de possuírem problemas distintos, os métodos ecológicos aplicados foram os mesmo, pois a preocupação de preservação do ecossistema e de um bairro inteiramente sustentável, se manteve da mesma forma.
Os principais elementos que se destacam em ambas, são as priorização do transporte coletivo e a utilização de bicicletas, a economia de energia e agua e a reutilização das mesmas. As grandes ocupações de áreas verdes, sobre os aterros sanitários, a salubridade, e a reeducação da população também foram levadas em conta.
...