Edifício Prefeitura de Belo Horizonte
Por: Jullio Cesar Pereira • 24/4/2016 • Artigo • 737 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
TEXTO SINTÉTICO – Prefeitura de Belo Horizonte.
• Importância Histórica, Política e Cultural:
Após a proclamação da república, em 1889, começaram discussões sobre a mudança da capital de Ouro Preto para um novo local com potencial de crescimento que acompanhasse e representasse a nova fase em que Minas Gerais entrava de acordo com os novos rumos políticos do País. A localidade do Curral del Rei foi a escolhida para a implantação da nova capital e logo começaram as obras da nova capital. Em 12 de dezembro de 1897 foi oficialmente instalada a nova Capital do Estado, chamada de Cidade de Minas até 1901, quando passaria a se chamar Belo Horizonte.
O plano original de construção da cidade, previa que todas as edificações “oficiais”, fossem concentradas na zona urbana (A cidade foi planejada com três áreas: Urbana, Suburbana e Rural), sendo todas elas de arquitetura eclética, com presença de elementos neoclássicos e aparência relacionada às construções francesas.
A primeira sede da Prefeitura da Cidade de Minas foi instalada em 29 de dezembro de 1897, em um sobrado colonial localizado na rua General Deodoro (próximo de onde hoje se localiza a rua Goiás), onde era antes o local do escritório central da comissão construtora da nova Capital.
Em 12 de agosto de 1898, a sede foi transferida para o pavimento superior da Estação de Minas, permanecendo ali até 1899, quando foi novamente transferida, desta vez para o primeiro pavimento da Secretaria de Agricultura, atual Secretaria Estadual de Viação e Obras Públicas, na Praça da Liberdade.
Com o constante crescimento da capital devido ao movimento da economia gerada pelo comércio do ouro da região, fazia com que a necessidade de uma sede definitiva para a Prefeitura Municipal da cidade para abrigar a ampliação dos serviços se tornasse cada vez mais maior. Em dezembro de 1910, a antiga residência do Secretário de Finanças (hoje Arquivo Público Mineiro), foi ampliada para abrigar a Prefeitura Municipal.
Em 1921 foi realizada uma forte campanha a favor da construção e com isto, foi feito um projeto para a construção da sede definitiva da Prefeitura, que se localizaria no antigo local da Praça do Mercado Velho. Porém, a falta de recursos, esta construção foi inviabilizada.
No início de 1936, o prédio sede da prefeitura começou a ser construído, localizado na esquina da Rua Goiás com Avenida Afonso Penna. O projeto foi decidido por meio de concurso público e acabou sendo entregado à firma Carneiro de Rezende & Cia. A fiscalização da construção ficou sob a responsabilidade do engenheiro João Gusman Júnior substituído, a pedido, pelo engenheiro Otávio Pena.
Apesar de as obras não estarem terminadas, em 21 de outubro de 1937, o prefeito Otacílio Negrão de Lima deu início às atividades da Prefeitura em seu prédio oficial.
• Importância Arquitetônica:
O prédio da Prefeitura Municipal foi feito no estilo art-decó, oficialmente assinado pelo arquiteto Luiz Signorelli, porém, revela em suas linhas o estilo de Rafaello Berti. É caracterizado pela forte geometrização, salientado pela imponência de seu torreão lateral esquerdo, vazado por grandes vitrais de concreto armado. Os vãos, os fechamentos e a descrição dos enfeites têm resquícios da arquitetura italiana e alemã das décadas de 20 e 30.
...