Estratégias para o Projeto de Arquitetura/ Manual do Conforto Térmico
Por: Jéssica Silva • 18/8/2019 • Resenha • 349 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura.
Brown, G.Z; DeKay, Mark. Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura. 2º. ed. São Paulo: Bookman, 2004.
Como o próprio nome do livro já diz, aborda estratégias para fases preliminares do projeto de arquitetura. Além de relações entre a forma e a energia, oferece instrumentos para o projeto de edificações auto-sustentáveis, onde se aqueçam com o sol, esfriem com o vento, sejam iluminadas pelo céu e estejam voltadas para o futuro, usando os recursos renováveis disponíveis no próprio local.
Também é incluso, pesquisas recentes da época de lançamento do livro sobre iluminação natural e uso passivo de energia, o que instiga a nós (arquitetos e urbanistas) a nos aprofundarmos nos assuntos e aplica-los de formas sustentáveis nos projetos.
Os autores organizam as informações conforme os elementos de arquitetura e em três escalas: grupos de edificações, edificações individuais e componentes construtivos. Além de tudo também nos é apresentado o uso prático das estratégias de projeto, o que mais uma vez, nos leva a crer na possível funcionalidade e execução da obra baseada na sustentabilidade.
____________________
Manual do Conforto Térmico
FROTA, A. B.; SCHIFFER, S.R. Manual de Conforto Térmico. 8º. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2007.
A primeira impressão ao folhear o livro é ver que ele aborda desde assuntos extremamente básicos até cálculos e gráficos avançados, o que não se contradiz, de forma didática e com vários exemplos de como aplica-los, ele nos mostra como o estudo climático do local permitirá que o arquiteto projete uma edificação 100% aproveitável, utilizando recursos já disponíveis e diminuindo seu custo.
Alguns fatores a serem estudados antes de começar um projeto são apresentados de início, como a radiação solar, que permite saber como funciona a distribuição das temperaturas do globo através da observação do sol; os climáticos, que também resultam em grande importância na conclusão da obra, como a distribuição de terras e mares, a topografia, os ventos, relevo do solo, revestimento do solo, circulação atmosférica, latitude e altitude.
De forma geral, é um bom livro para se aprofundar antes de começar qualquer projeto de arquitetura ou até mesmo urbanístico.
...