Experiência Profissional: Arq. Paulo Mendes da Rocha
Por: Alana Oliveira • 29/11/2021 • Seminário • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - ESCOLA DE ARQUITETURA
SEMINÁRIO DE LEGISLAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL - RELATÓRIOS
Relatório 01 - Tema: Experiência Profissional: Arq. Paulo Mendes da Rocha
Arquitetura para que ?
A arquitetura deve ser feita como experiência, em análise à como você aproveita(gosta do espaço) e não a forma da mesma. Ou seja, deve considerar como você vive isso, tempo, transporte, estabelecimentos de lazer.
O tecnicismo não é anti-poesia. Visto que, para gerar arte é necessário ter conhecimentos em áreas de arte, ciência e técnica. Toda reflexão contida como um desiderato na constituição da casa como um entendimento do todo, urbanisticamente, com mobilidade e infraestrutura. A casa como um pressuposto da própria cidade.
ArchDaily Entrevista
A arquitetura é um conceito que se forma com a experiência do homem no planeta no sentido de construir seu habitat. O homem percebe que tem condições de melhorar sua qualidade de vida no planeta. Portanto a arquitetura é um processo histórico lento e demorado infinitamente inacabado que hoje se enfrenta com a condição contemporânea.
A arquitetura não tem um objetivo de profissional liberal. Visto que se envolve com toda perspetiva que engloba o gênero humano. Sendo assim, o foco da arquitetura é justamente uma forma de convocação peculiar do conhecimento do homem. Portanto temos expectativas de que consigamos abrir os olhos por meio da arquitetura por meio de criar um futuro desejável.
O problema da privatização da educação já que, quem cobra vai gerar o produto com melhor custo possível o que tende a gerar a degenerescência do ensino. Preocupação na cidade contemporânea até o momento, como raciocinar como posso contribuir com meu pensamento por meio da arte ciência e técnica. A existência como concomitância da formação da transmissão de ideias e consciência em abstrato.
A arquitetura enquanto resolve um problema de imediato, construção de um abrigo, enquanto dá uma forma, da uma noticia da imagem que tem de si mesmo, e ao mesmo tempo gera abrigo enquanto abrigo como necessidade, diante de uma situação de angústia, que se deve resolver tecnicamente, mas no entanto essa necessidade é uma forma nova que além de resolver é belo. A ideia de um eterno inacabamento da existência humana no universo.
Relatório 02 - Tema: Experiência Profissional: Norman Foster
O início do projeto é onde você emerge em todas as necessidades do projeto. Saber analisar as coisas que você não pode quantificar, observar, escutar e pesquisar. Começar a explorar um grupo de oportunidades.
Saber colocar na mesma conversa diversos temas de diferente complexidade numa mesma dimensão. Como entender a filosofia do desafio do design. Você pode estar em situações de grande importância de decisão, mas é importante saber definir momentos em que você se dedica totalmente a um único projeto, então você precisa mudar sua posição e iniciar o mesmo processo em um outro projeto, ou seja, entender uma outra dinâmica e mergulhar novamente. Visto que cada projeto tem sua personalidade; valores, visões de gestões diferentes, mas é fundamental aprender a diferença e a aleatoriedade dos projetos. Ao mesmo tempo, a arquitetura tem haver com o estilo de vida que você define que quer levar, saber descrever isso formalmente, diante da tecnologia viável, trabalhando como que com um lápis relativizando a situação do cliente e gerar um novo futuro diante disso. E no fim sonhar com novas dimensões para esse projeto considerando as dimensões embutidas nesse processo.
Relatório 03 - Tema: Experiência Profissional - Palestra ARES Arq Ana Julia
Soluções Eficientes aplicadas em projetos e edificações
O escritório teve seu princípio trabalhando com projetos arquitetônicos e se desenvolveu para as consultorias baseadas na demanda e no interesse das sócias fundadoras. Porque pensar em eficiência energética? No Brasil as edificações consomem 42,8% na energia elétrica do país, segundo dados de 2007. Considerando o ciclo de vida de construção, a fase de uso e ocupação é a parte mais crítica do consumo de energia.Diante das crises energéticas nos períodos de seca houve a criação da etiqueta PBE edifica, para solução do consumo energético e anos depois, foi feita a norma de desempenho.
- Os benefícios das construções sustentáveis incluem:
- Redução de consumo de energia elétrica
- Redução de emissão de gases
- Redução de resíduos sólidos
- Redução do uso de água
- Redução do custo de operação
Atuação do escritório, com mais de 10 anos de história no mercado, o escritório tem a proposta de desenvolver o crescimento do mercado de construções sustentáveis.
O funcionamento do escritório é por meio de diferenciação de tarefas e formação de equipes por áreas.
Os serviços do escritório são:
- Consultoria em Eficiência Energética e Sustentabilidade
- Certificação
- Simulação computacional
- Aplicação da norma de desempenho
- Medições e laudo técnico
- Eficientização
A norma de desempenho é dividida em seis partes:
- Requisitos gerais
- Requisitos para os sistemas estruturais
- Requisitos para os sistemas de pisos
- Requisitos para os sistema de vedações verticais internas e externas
- Requisitos para os sistemas de coberturas
- Requisitos para os sistemas hidrossanitários
Relatório 04 - Tema: Experiência Profissional - Palestra sobre Pós-graduação
Professora Roberta Vieira
Três grandes áreas da universidade + relatos de alunos.
...