PAULO MENDES DA ROCHA
Por: Maria Cristina • 26/10/2018 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
PAULO MENDES DA ROCHA
Vitoria 25 de outubro de 1928, formou-se na universidade presbiteriana mackenzie de Sao Paulo em 1954. Arquiteto modernista, foi influenciado po Vilanova Artigas desde seu primeiro projeto, o ginasio do Cluc Athletico Paulistano. Nessa primeira obra Mendes projeta usando o concreto armado aparente, grandes espaços abertos, estruturas racionais.
Passou a lecionar na Universidade de Sao Paulo (USP) em 1961, teve seu direitos politicos cassados por não agradar o governo militar, e é proibido de lecionar. Volta em 1980 e vira professor titular de projeto arquitetonico em 1998. Desde então tem sido destaque na arquitetura brasileira contemporanea recebendo diversos premios internacionais, como o Premio Mies van der Rohe e o Premio Pritzker, pelo seus projetos realizados em varias partes do mundo.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SANTOS
Gigantesco volume que permanece estavel no ar
no exterior a fachada é feita de concreto pré-moldado e no interior é revestida de gesso. Omuseu possui um grande salao de exposiçoes de 1135m quadrados e outra de 1200m quadrados, um café, bulheteria, loja, lounge e acervo. É integrada à existente Galeria de Arte Benedito Calixto atraves das vigas de aço suspensas do novo museu.
escadas situadas fora do volume para otimizar o espaço
A analise da obra devera considerar os principios da composiçao formal, que sao:
- eixo - reta estabelecida por dois pontos no espaço em relaçao a qual é possivel dispor formas e espaços de uma maneira equilibrada
- simetria - diposição e distribuição equilibrada de formas e espaços equivalentes em lados opostos de uma linha ou plano divisores , ou em relação a um eixo central
- hierarquia - articulação da importancia ou do significado de uma forma ou espaço, através de seu tamanho, formato, localização, material, relativamente a outras formas e espaços da organização
- ritmo- movimento unificador caracterizado por uma repetição ou alteração padronizada de elementos ou motivos formais na mesma forma ou em uma forma modificada
- movimento - ação móvel, as distâncias visuais se tornam relativas e o campo visual se torna elástico,
- peso - as dimensões visuais de uma superfície podem ser alteradas
- equilibrio - distribuição adequada de pesos e massas
- organização malha - consiste em espaços cujas posições e relações entre si são regulares por um padrão ou campo em malha, organização regular e com continuidade de um padrão
- organização aglomerada - baseada na proximidade física para relacionar seus espaços uma a outra, seu padrão nao se origina de um conceito geometrico rigido, sendo desta forma flexivel aceitando mudanças sem alterar seu carater
- organização radial - consiste em uma organização central dominante a partir do qual uma serie de organizações lineares se estendem de maneira radial
- organização linear - espaços repetitivos, semelhantes em termos de tamanho forma e função, servem de barreiras que separam circundam ou delimitam diferentes campos
- organização central - consiste em uma série de espaços secundários agrupados ao redor de um grande espaço central dominante, estabelecem pontos ou lugar no espaço
visuais:
- luz - esclarecer ou fazer algo compreensível
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